10 Remédios Caseiros para Vaginose

  • por
10 Remédios Caseiros para Vaginose

Os remédios caseiros para a vaginose bacteriana variam de produtos de uso diário. São simples e fáceis de fazer, e alguns dos ingredientes naturais já estão à disposição na sua cozinha ou despensa!

A vaginose bacteriana é uma das várias doenças que atacam principalmente o sistema reprodutor feminino. Basicamente, o sistema reprodutor feminino é mais sujeito a uma grande variedade de infecções do que o masculino. Isso pode ser causado principalmente pela maior área de superfície exposta e pela sensibilidade a bactérias e mudanças de pH.

Aqui estão os 20 remédios caseiros mais usados para a vaginose bacteriana, que você pode usar facilmente em casa para ajudar a se livrar da infecção bacteriana, bem como evitar que ela volte e perturbe sua vida.

1. Iogurte

Por conter os lactobacilos que são bons para flora vaginal, o iogurte é um dos principais remédios caseiros para a vaginose bacteriana. Além disso, o iogurte pode ajudar a manter o equilíbrio do pH, bem como reduzir os desconfortos causados pela vaginose. ( 1 )

Use um tampão para aplicar o iogurte dentro da vagina por algumas horas. Faça isso duas vezes por dia.
Tome iogurte diariamente.

2. Vinagre de maçã

A propriedade ácida do vinagre ajuda a manter um o pH vaginal equilibrado, mantendo assim um equilíbrio no número de bactérias em sua vagina. Assim, ´r um ótimo tratamento natural para vaginose bacteriana.

Coloque 2 colheres de sopa de vinagre em água morna. Use esta solução para limpar a vagina duas vezes por dia.
Outra opção é colocar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre com um pouco de mel em um pouco de água morna e tomar duas vezes ao dia.

3. Compressa fria

Uma compressa de gelo é muito eficaz no alívio dos desconfortos, dor, inflamação e sensação de coceira, pois o frio tem a propriedade de anestesiar a área afetada. Este tratamento natural é recomendado no caso de você precisar aliviar os sintomas rapidamente.

4- Alho

O alho é um antisséptico e antibacteriano que fortalece o sistema imunológico e pode controlar as infecções causadas por fungos ou bactérias. Devido ao seu forte efeito, o alho é a melhor solução natural para se livrar da vaginose bacteriana. ( 2 )

Faça uma mistura de algumas gotas de óleo de alho com meia colher de chá de óleo de coco e vitamina E. Aplique diretamente esta mistura na área externa da vagina duas vezes por dia.
Consuma mais alho diariamente e mastigue alguns dentes de alho.
Tome cápsulas de óleo de alho, mas após consultar o médico.

5-Ácido bórico

As propriedades antifúngicas e antissépticas do ácido bórico ou borax são extremamente úteis no alívio de desconfortos como irritação, coceira e dor. Além disso, pode até manter o nível equilibrado de pH e a limpar a vagina. Este é um remédio caseiro simples para se livrar da vaginose bacteriana. 

Aplique um óvulo vaginal de ácido bórico antes de dormir todos os dias ou conforme orientação da bula.

6- Camomila

Com natureza relaxante e calmante, a camomila pode aliviar o inchaço, a dor, e a sensação de coceira e queimação. Além de ser um dos melhores remédios caseiros para a vaginose bacteriana, essa erva pode aliviar os sintomas e ajudar no tratamento natural da infecção bacteriana na vagina. 

Pegue um saquinho de chá de camomila e ferva como se fosse fazer um chá.
Após cerca de 1 minuto, retire o saquinho da água quente e guarde na geladeira por 10 minutos.
Coloque o saquinho de chá dentro da vagina.
Esguiche o saquinho de chá para que o chá entre nos canais vaginais que estão inflamados.
Faça isso de 1 a 2 vezes por dia até que os sintomas desapareçam.

7- Água oxigenada

A solução de água oxigenada pode ajudar a desinfetar e controlar o crescimento de bactérias nocivas na vagina. Além disso, pode até ajudar a aliviar a coceira, a dor e a inflamação. Mas use apenas água oxigenada a 3%, qualquer concentração acima disso pode ser prejudicial.

Faça uma solução de água filtrada e água oxigenada em partes iguais.
Limpe sua vagina com esta solução e após 10 minutos, lave novamente com água fria.
Faça isso 1 a 2 vezes por dia.

8- Óleo de melaleuca

As propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo de melaleuca podem ajudar a eliminar o odor da vagina, bem como aliviar os sintomas e melhorar o tratamento das infecções bacterianas da vagina ( 3 ) . É considerado um dos melhores remédios caseiros para a vaginose bacteriana com agentes antioxidantes naturais

Coloque algumas gotas do óleo melaleuca na água morna.
Use esta solução para limpar a vagina.
Faça isso uma vez por dia .

9- Feno-grego

O feno grego pode ajudar a manter um nível equilibrado do hormônio, bem como estabilizar o ciclo menstrual que é essencial para o tratamento natural da vaginose. Você pode colocar duas colheres de sopa de sementes de feno-grego na água durante a noite. De manhã, retire as sementes e beba a água com o estômago vazio.

10- Açafrão

Bem conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas o açafrão, pode ajudar a diminuir significativamente o inchaço e controlar os sintomas das infecções vaginais. Portanto, esta erva está entre os melhores remédios caseiros para a vaginose bacteriana, além do alho ( 4 ) .

Você pode colocar um pouco de açafrão em pó em um pouco de leite morno e consumir duas vezes por dia. Além disso, você pode adicionar açafrão aos seus pratos e receitas todos os dias.

Conclusão:

A vaginose bacteriana é causada pelo desequilíbrio da flora vaginal, na qual as bactérias nocivas superam as boas. Isso causa desconforto ​​no trato genital, o que pode levar a algumas complicações.

Além dos tratamentos médicos, uma boa higiene combinada com esses remédios caseiros para a vaginose bacteriana pode te ajudar se livrar dessa condição. Eles não são difíceis de encontrar nem ao menos de fazer, então por que você não tenta alguns dos remédios acima para melhorar a situação?

Não hesite em perguntar se você tiver alguma dúvida; Nós estamos prontos para ajudá-la e te responder!

Clique em CURTIR e COMPARTILHE este artigo se você achar essa informação útil!

LEIA TAMBÉM: