Candidíase com sangue
A candidíase pode causar vários sintomas, incluindo sangramento. Geralmente, um sangramento leve ou manchas de sangue não são motivos para se preocupar.
Mas se o sangramento for forte – ou se continuar após a cura da infecção – pode ser um sinal de uma doença diferente. Pode ser necessário fazer um tratamento adicional para aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras.
Continue lendo para saber mais sobre por que a candidíase causa sangramento, os sintomas esperados e quando consultar o seu médico.
O que causa candidíase com sangue?
Uma candidíase é um tipo de vaginite ou inflamação vaginal. A vaginite pode causar qualquer coisa, desde coceira e inchaço até dor e sangramento.
O sangramento causado pela vaginite geralmente é leve. Você pode notar uma mancha de sangue em sua roupa íntima ou depois de limpar com papel higiênico. Um protetor de calcinha deve ser suficiente para reter o sangramento.
Você pode ter mais tendência a sangrar se tiver candidíase complicadas ou recorrentes. A vaginite frequente pode causar lacerações, fissuras ou feridas no tecido vaginal. Isso pode causar sangramento ou manchas de sangue.
Em alguns casos, manchas de sangue ou sangramento podem até ser o efeito colateral do tratamento. Qualquer coisa que você coloca na vagina pode causar irritação e perturbar o equilíbrio do pH . Isso inclui cremes, pomadas e óvulos vaginais.
Embora esse efeito colateral geralmente não esteja na bula do medicamento, muitas mulheres declaram que isso é comum.
Quando ir ao médico?
É uma boa ideia consultar o seu médico sempre que tiver sangramento irregular fora do seu ciclo menstrual normal.
Você deve consultar seu médico imediatamente se:
O sangramento é forte
Você desenvolve febre
Tem sintomas novos ou incomuns
Você também deve consultar seu médico se:
Esta é sua primeira candidíase
Você não tem certeza se tem uma candidíase
Os sintomas não respondem aos tratamentos sem receita
Seu médico pode avaliar seus sintomas e te aconselhar sobre as próximas etapas do tratamento e exames. DSTs e outras infecções geralmente são tratáveis. Se você não começar o tratamento, então pode ter complicações a longo prazo.
Fontes:
- American College of Obstetricians and Gynecologists. (2016). Chlamydia, gonorrhea, and syphilis.
acog.org/Patients/FAQs/Chlamydia-Gonorrhea-and-Syphilis - Mayo Clinic Staff. (2017). Bacterial vaginosis.
mayoclinic.org/diseases-conditions/bacterial-vaginosis/symptoms-causes/syc-20352279 - Mayo Clinic Staff. (2017). Urinary tract infection (UTI).
mayoclinic.org/diseases-conditions/urinary-tract-infection/symptoms-causes/syc-20353447 - Mayo Clinic Staff. (2018). Pelvic inflammatory disease (PID).
mayoclinic.org/diseases-conditions/pelvic-inflammatory-disease/symptoms-causes/syc-20352594 - Vaginal bleeding caused by infection. (2017).
healthdirect.gov.au/bleeding-caused-by-infection - Vaginitis. (n.d.).
hopkinsmedicine.org/healthlibrary/conditions/gynecological_health/vaginitis_85,p00595 - Vaginitis. (n.d.).
urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=85&contentid=p00595 - Yeast infections. (2016).
soc.ucsb.edu/sexinfo/article/yeast-infections - Yeast infections. (2018).
my.clevelandclinic.org/health/diseases/5019-yeast-infections