Candidíase Como Pega?

Você pega candidíase fazendo sexo sem proteção

candidíase como pega

Compartilhe nas redes sociais!

Como pega candidíase?

A candidíase é uma infecção comum, que afeta homens e mulheres, os sintomas são desagradáveis e causa uma coceira incomoda, se você está sentido algum desses sintomas, pode estar se perguntando como pega candidíase. Leia mais para saber como você pode pegar essa infecção.

A candidíase é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans , que vive naturalmente no seu corpo. Essas infecções podem causar inflamação, corrimento e outros sintomas. Não só as mulheres, mas também os homens podem pegar candidíase, embora seja mais comum nas mulheres.

A candidíase não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (DST) , porque muitas pessoas (incluindo bebês e crianças) e pessoas que nunca fizeram sexo, pegam candidíase. Mas a candidíase pega de uma pessoa para outra. 

Candidíase pega fazendo sexo?

Candidíase como pega
Sexo

Se você está se perguntando se pode transmitir ou pegar a candidíase fazendo sexo , a resposta curta é: Sim, você pode. Embora não seja comum, também não é raro. Cerca de 15% dos homens pegam candidíase no pênis após a relação sexual com uma parceira infectada.

Se os dois parceiros são do sexo feminino, também é possível passar a candidíase de uma parceira para outra, mas são necessárias mais pesquisas sobre a probabilidade de isso ocorrer.

Um homem com candidíase também pode passar a infecção para uma parceira através do contato sexual.

Um crescimento excessivo de Candida na boca também é chamado de candidíase . O sapinho, como é conhecido popularmente, pode ser contraído através do sexo oral com uma pessoa com uma infecção vaginal ou no pênis. 

Enquanto você pesa o risco de passa candidíase para um parceiro, você também deve considerar que fazer sexo com candidíase pode ser muito desconfortável . Pois a penetração do pênis ou de um brinquedo sexual pode:

  • Irritar inflamação
  • Interromper o efeito de todos os cremes ou pomadas ou remédios que você estiver usando para tratar a candidíase
  • Aumentar o tempo de duração da infecção

Candidíase pega no banho?

É improvável que alguém pegue candidíase diretamente pela água do banho, mas há algumas ressalvas que você deve saber.

Como regra, tomar banho de chuveiro é melhor que tomar um banho de banheira ou piscina quando você está tratando a candidíase. Se você tomar um banho de assento com sal de Epsom, vinagre de maçã, ácido bórico ou qualquer outro remédio caseiro enquanto estiver tratando sua infecção, não fique de molho por mais de 10 minutos. Também certifique-se de que a área da infecção esteja completamente seca quando sair da água.

Evite a intimidade sexual em um banho de chuveiro ou banheira de hidromassagem quando um dos parceiros tiver candidíase. Fazer sexo dentro da água pode facilitar a propagação da infecção .

Se duas crianças pequenas estiverem tomando banho juntas e uma tiver candidíase, tome cuidado para não usar a mesma toalha ou esponja para lavar e secar as duas crianças. Se possível, evite que seu filho tome banho de banheira ou piscina se ele tiver candidíase, optando por banhos rápidos de chuveiros.

Além disso, o uso de sabonetes perfumados ou banho de espuma podem irritar ou prolongar as infecções.

Beijar na boca pega candidíase?

Candidíase como pega
Beijo

Você pode transmitir e pegar a candidíase beijando na boca. Mas isso não significa que seu parceiro(a) vai desenvolver a infecção.

O sapinho aparece quando certos fatores de risco ocorrem, como por exemplo: tomar antibióticos ou estar com o sistema imunológico fraco e reprimido. Pois isso diminui o equilíbrio natural do corpo, então o fungo Candida albicans sai de controle. Portanto, embora beijar uma pessoa com candidíase possa fazer com que você pegue candidíase, a infecção não necessariamente o infectará. Já que o fungo vive em harmonia em nossos corpos e se o sistema de defesa do seu corpo estiver saudável, então combaterá a infecção facilmente. Provavelmente você não terá nenhum sintoma.

Candidíase pega amamentando ?

Os bebês podem pegar candidíase de suas mães durante a amamentação. Como a Candida está presente nos mamilos e nos seios, a amamentação faz com que os bebês tenham excesso de fungos na boca, o que geralmente resulta em candidíase. As mulheres também podem pegar candidíase na fase de  amamentação.

Conclusão:

Se você tive mais de quatro infecções causadas por candidíase por ano, então precisa conversar com seu médico. Pode ser que a sua infecção tenha outra causa subjacente que precise ser tratada. Ou você pode realmente não ter uma candidíase, e nesse caso, você precisará de um de um tratamento diferente. A candidíase recorrente deve ser diagnosticadas e tratadas por um ginecologista.

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma não tem intenção de substituir a consulta médica. Todas as informações são baseadas nos estudos abaixo.

Fontes:

LEIA TAMBÉM: