Candidíase na Gravidez: Tratamento Caseiro

candidíase na gravidez tratamento caseiro

Como tratar a candidíase na gravidez em casa

Você pode tratar com segurança uma candidíase na gravidez com tratamento caseiro,  vários supositórios ou cremes vaginais antifúngicos vendidos sem receita. No entanto, é melhor confirmar com seu médico se os sintomas são realmente de candidíase antes de iniciar o tratamento.

Ter candidíase na gravidez é normal

A candidíase é muito comum durante a gravidez porque as alterações hormonais podem perturbar o equilíbrio do pH da vagina. Os sintomas comuns da candidíase são: coceira vaginal e corrimento branco e espesso que se parece com queijo cottage.

Candidíase na gravidez qual pomada usar

Candidíase na gravidez qual pomada usar

Pomada e cremes para candidíase na gravidez

Medicamentos vendidos sem receita estão disponíveis como cremes, pomadas ou óvulos vaginais são:

  • Clotrimazol 
  • Miconazol 
  • Terconazol

Essas pomadas e cremes podem ser usados ​​em qualquer momento durante a gravidez e não apresentam risco ao feto como defeitos de nascença ou outras complicações na gravidez. 

Para obter melhores resultados, escolha uma pomada de sete dias.

A medicação oral não é recomendada se você estiver grávida.

Alguns antifúngicos em forma de comprimido, como o fluconazol  não devem ser usados, especialmente durante o primeiro trimestre.

Se você consultar um médico para tratar a candidíase e estiver no início da gravidez, informe a ele que está grávida.

Candidíase na gravidez remédio caseiro

Você pode usar alguns dos remédios caseiro para candidíase na gravidez sem efeitos colaterais ou riscos. Todos esses tratamentos são naturais e confirmado por pesquisas científicas. Se depois de 7 dias os sintomas voltarem, então procure um médico.

1- Óleo de coco

O óleo de coco é um óleo graxo feito da polpa do coco. O óleo de coco tem muitos benefícios, mas também tem propriedades antifúngicas. O que mata o fungo causador da candidíase. 

Segundo os estudos o óleo de coco é um dos poucos remédios caseiros para candidíase que realmente foram comprovados cientificamente. Além disso não tem efeitos colaterais e pode ser usado por mulheres grávidas.

Mas não use o óleo de coco cosmético, pois tem aromatizantes que podem causar efeitos negativos, como alergia e coceira. Procure comprar o óleo de coco orgânico e puro.

Aplique o óleo de coco na vagina antes de dormir e deixe agir a noite toda. Coloque um absorvente para evitar que o óleo suje sua roupa ou cama.

Além disso tome uma colher de sopa de óleo de coco todos os dias.

2- Banho de assento com vinagre de maçã

Candidíase na Gravidez: Tratamento Caseiro

Vinagre de maçã

Um remédio caseiro para a candidíase na gravidez é fazer um banho de assento com vinagre de de maçã. Mais uma vez, recomendamos que use o vinagre de maçã orgânico.

Segundo os estudos, fazer um banho de assento com meia xícara de vinagre de maçã por 20 min em água morna, elimina o fungo causador da candidíase.

Mas só faça uso do vinagre de maçã diluído em água. Nunca aplique puro, pois pode causar queimaduras e irritação na pele.

Atenção: Nunca faça uma ducha vaginal com vinagre de maçã, pois isso elimina as bactérias boas que protegem sua vagina e pode causar uma candidíase recorrente.

3- Alho

Candidíase na Gravidez: Tratamento Caseiro

Alho

Um estudo realizado em 2005 comprovou que o alho elimina o fungo cândida albicans.

Coma 2 dentes de alho cru por dia, ou tome suplemento de alho em cápsulas.

Algumas mulheres também colocam um dente de alho na vagina a noite, antes de dormir, mas há relatos de incômodos, como, dor, queimaduras, coceira, irritação e odor de alho no corpo.

4- Iogurte grego

Os probióticos do iogurte grego podem eliminar a candidíase na gravidez sem efeitos colaterais. 

Os probióticos contém bactérias vivas boas para o organismo, como Lactobacillus acidophilus. Essas bactérias criam um ambiente naturalmente saudável na vagina. Isso ajuda a eliminar o excesso do fungo restaurando o equilíbrio natural na vagina.

Segundo um estudo de 2017, comer iogurte grego natural melhora a flora intestinal ajudando a reduzir a quantidade de fungos no corpo.

O iogurte grego puro é o melhor tipo de remédio caseiro para candidíase na gravidez. Mas só use o natural, sem corantes, sabor ou açúcar. Verifique a embalagem antes de comprar.

Algumas mulheres também aplicam o iogurte grego na vagina durante a noite. Isso também ajuda a aliviar os sintomas. Da mesma forma, use um absorvente para evitar sujar sua roupa ou cama.

5- Babosa

A babosa contém vitaminas, enzimas e aminoácidos que ajudam a inibir o crescimento d o fungo Candida . Além disso tem propriedades anti-inflamatórias, anti-irritantes e antifúngicas que reduzem os sintomas.

Para uso tópico: Extraia o gel de uma folha de babosa e aplique na vagina. Deixe agir por 10 minutos, depois enxágue com água corrente e deixe secar. Faça 2 ou 3 vezes ao dia.

Para consumo: Prepare o suco de babosa misturando 2 colheres de sopa de gel de babosa e 1 xícara de suco de laranja ou água. Beba este suco uma vez ao dia durante 1 semana. Não beba suco de babosa puro ou em excesso, pois pode causar desconforto gastrointestinal.

 

Fontes:

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, não temos a intenção de substituir a consulta médica. Não use medicamentos sem consultar seu médico.

Todas as informação são baseadas nos estudos e pesquisas cientificas citados no artigo.