Candidíase no Homem

A candidíase é uma infecção comum causada por fungos que afeta homens e mulheres. Geralmente é inofensivo, mas pode ser desconfortável e continuar voltando. Não é classificada como uma infecção sexualmente transmissível (DST).

candidíase no homem

Compartilhe nas redes sociais!

O que é candidíase?

A candidíase é normalmente considerada um problema de saúde feminino , mas a candidíase no homem, apesar de ser menos comum, também é um problema.

A candidíase no homem ,  da mesma forma que na mulher, é o resultado de uma infecção fúngica, geralmente causada pelo fungo candia albicans.

A Candida é um fungo que vive naturalmente em nosso corpo, mas quando determinadas situações ocorrem, então ele sai de controle e causa a candidíase. Veja que aqui estamos tratando principalmente da infecção peniana, pois a doença também pode atacar outras partes do corpo do homem, como, boca, pele e unhas.

A candidíase no pênis, se não tratada, pode pode causar vários sintomas dolorosos, desconfortáveis muito embaraçosos. Também pode causar complicações graves se a infecção se espalhar para a corrente sanguínea.

Remédios vendidos sem receita geralmente podem curar a candidíase no homem, e algumas medidas básicas de prevenção podem ajudar a evitar esse problema, que é bastante comum.

Sintomas de candidíase no homem

Quais são os sintomas da candidíase no homem
Sintomas da candidíase no homem

Ao contrário da candidíase nas mulheres, os homens geralmente não apresentam sintomas. No entanto, quando os sintomas aparecem, eles podem causar muito desconforto e dor.

Os primeiros sintomas da candidíase no homem ( pênis ) geralmente são ( 1 ):

  • Você também pode sentir coceira e uma sensação de queimação no pênis.
  • Queimação ao urinar (disúria)
  • Feridas no prepúcio do pênis
  • Irritação e coceira
  • Corrimento branco, irregular e fedorenta
  • Desconforto e dor durante a relação sexual
  • Vermelhidão e inflamação no topo do pênis
  • Pequenos inchaços semelhantes a erupções cutâneas que podem conter pus
    Manchas brancas e brilhantes na parte superior do pênis

Mas, vermelhidão, coceira e dor no pênis podem ser sintomas de outras doenças mais graves, como algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), portanto, não ignore os sintomas assim que aparecerem. Um urologista ou seu médico pode diagnosticar a candidíase, geralmente em uma consulta apenas.

Como se pega a candidíase no homem?

Muitos homens pegam candidíase no contato sexual com uma parceira afetada, pois as mulheres são mais suscetíveis a ter candidíase. Embora os fungos causadores da infecção possam ser transmitidos através do sexo, a candidíase no homem não é uma doença sexualmente transmissível, isso porque os homens podem pegar candidíase sem serem sexualmente ativos. ( 2 )

Outras causas e potenciais fatores de risco para o homem pegar candidíase são: 

  • Má higiene
  • Ser circuncidado 
  • Ter diabetes, pois os homens com diabetes têm uma quantidade maior de açúcar na urina, o que pode causar o crescimento do fungo que causa a candidíase.
  • Uso prolongado de antibióticos, que diminuem a quantidade de probióticos no corpo, causando o crescimento do fungo candida albicans
  • Sistema imunológico enfraquecido devido a doenças crônicas, o que permite que a cândida se espalhe.
  • Usar sabonetes e produtos que irritam a pele
  • Vestir roupas íntimas apertadas ou molhadas
  • Permanecer por muito tempo em ambientes quentes e úmidos
  • Uso de preservativos que contêm lubrificantes
  • Uso de espermicidas em gel
  • Estar acima do peso

Qual remédio para candidíase no homem?

Na maioria dos casos, pomadas e cremes antifúngicos tópicos são suficientes para tratar e curar a candidíase no homem. Muitos dos cremes antifúngicos recomendados são:

  • Miconazol 
  • Imidazol 
  • Clotrimazol 

A maioria desses cremes e pomadas são vendidas sem receita médica, mas isso não significa que você não precisa consultar um médico, pois somente um profissional pode dar o diagnóstico correto. Além disso, infecções mais graves ou de longo prazo podem exigir um medicamento vendido somente com receita médica, como o fluconazol.

O fluconazol oral e um creme de hidrocortisona podem ser indicados nos casos graves, como o desenvolvimento de uma doença potencialmente grave chamada balanite.

A maioria dos cremes e pomadas para candidíase no homem é bem tolerada. É provável que você não tenha efeitos colaterais sérios. Mas verifique a bula e pergunte ao seu médico ou farmacêutico o que fazer no caso de você ter alguma reação.

Se a candidíase não responder bem a uma pomada antifúngica e você não for circuncidado, seu médico pode aconselhar você a fazer uma circuncisão. Embora este procedimento cirúrgico seja tipicamente realizado em bebês, ele pode ser feito com segurança em um homem de qualquer idade.

candidíase no homem recorrente

Às vezes, a candidíase no homem retorna, mesmo depois que parece estar curada. Se isso ocorrer, seu médico provavelmente recomendará tratamentos semanais por vários meses após algumas semanas de tratamento diário.

Tratamentos

Candidíase no homem
Pomada para candidíase no homem

Além de usar o creme , você também deve ter uma boa higiene para ajudar a evitar que a infecção se torne persistente. Fatores como diabetes e um sistema imunológico enfraquecido podem contribuir para o risco de candidíase.

Se você tem diabetes, tente ao máximo para manter a glicose no sangue controlada. Se você tem o sistema imunológico fraco e reprimido, seu médico pode recomendar formas de fortalecer e deixar seu sistema imunológico o mais saudável possível.

Como identificar candidíase no homem?

O seu médico examinará seus órgãos genitais e observar os seus sintomas. Parte do corrimento branco que se forma no pênis pode ser examinado em laboratório para confirmar o tipo de fungo que causa os sintomas.

Quanto mais cedo o problema for diagnosticado e o tratamento começar, maior será a probabilidade de evitar complicações.

Não faça o diagnóstico sozinho e inicie o tratamento por conta própria. Se houver sintomas de candidíase, consulte um médico.

Conclusão:

A candidíase no homem é comum porque o fungo que causa a infecção  (Candida) está normalmente presente na sua pele, especialmente na pele úmida. Quando algum fator que contribui ocorre – como fazer sexo com uma parceira que tenha candidíase vaginal – causa um crescimento excessivo do fungo Candida, assim pode causar a infecção.

A maioria dos casos de candidíase no homem são facilmente tratadas com medicamentos antifúngicos vendidos sem receita.

Se você e sua parceira tiverem os sintomas , é importante que ambos sejam tratados para evitar se infectar novamente.

Esse artigo é apenas informativo e não deseja substituir a consulta médica. Não temos a intenção de receitar ou indicar qualquer medicamento ou tratamento. Não tome ou use remédios sem prescrição médica, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Fontes:

Um comentário em “Candidíase no Homem”

Os comentários estão desativados.