Como tratar candidíase em bebê?

Como tratar candidíase em bebê

Nosso corpo contém uma série de microrganismos que não são prejudiciais, no entanto, quando eles crescem fora de controle, também podem deixar nossos filhos doentes, por exemplo a candidíase em bebê .

O fungo cândida é encontrado na pele e dentro do corpo, na boca, garganta, intestino e na área vaginal. Geralmente é inofensivo. No entanto, quando cresce de forma descontrolada, especialmente nos bebês, causa infecções.

O fungo frequentemente se prolifera em áreas quentes e úmidas. Nos bebês, as infecções provavelmente ocorrem na área da fralda, mas também podem ocorrer em outras dobras cutâneas ao redor da axila, pescoço ou boca.

Quando o fungo cresce demais, causa assaduras. Geralmente causa uma erupção na pele.

Se você notar que seu bebê tem assaduras causadas pelo fungo, existem alguns remédios caseiros e remédios vendidos sem prescrição que você pode usar. Alguns casos de candidíase em bebês podem ser tratados em casa, mas outros podem exigir a atenção de um médico.

Candidíase em bebê o que usar?

Cremes ou pomadas com propriedades antifúngicas podem ser usados ​​para tratar assaduras causadas pela candidíase em bebês. Principalmente, cremes tópicos antifúngicos como nistatina, clotrimazol miconazol são usados ​​para tratar a candidíase em bebês.

Demora cerca de quatro a sete dias para a candidíase desaparecer, contanto que você aplique o creme após cada troca de fralda.

Se você notar efeitos colaterais, como dor de estômago, coceira ou pele seca, entre em contato com seu médico para saber se você deve continuar usando o medicamento.

A eficácia dos cremes antifúngicos pode diminuir gradualmente. É por isso que o fluconazol é altamente eficaz no tratamento da candidíase em bebês.

O fluconazol é um medicamento oral que retarda principalmente o crescimento do fungo.

Crianças com idades entre 6 meses e 13 anos podem tomar uma vez ao dia durante duas semanas. É essencial que você consulte o seu médico se o seu bebê tiver menos de 6 meses de idade e tiver candidíase.

Entre em contato com o seu médico se notar efeitos colaterais graves como náuseas, vómitos ou dor de estômago.

Candidíase em bebê tratamento caseiro

As assaduras causadas por candidíase também podem ser tratadas com alguns remédios caseiros.

A limpeza adequada, as trocas frequentes de fraldas e os cremes de proteção são apenas algumas maneiras de tratar a candidíase em seu bebê.

Mas, sempre de consulte o seu médico, pois os remédios caseiros nem sempre são seguros para o seu bebê.

A Candida se desenvolve em áreas úmidas e quentes, portanto, trocar as fraldas do bebê com frequência, especialmente quando molhadas, pode ajudar a prevenir o crescimento excessivo de fungos na área das fraldas.

O uso de fraldas descartáveis ​​altamente absorventes também cria um ambiente que não estimula o crescimento dos fungos.

Deixe seu filho um tempo livre, sem fraldas. Isso permite que ele fique seco e evita que a área da fralda fique muito úmida.

Lugares como seu quintal ou mesmo em volta da casa são bons para deixar seu bebê descansar sem fraldas.

É importante que você limpe adequadamente a área da fralda do seu bebê durante cada troca de fralda. Evite usar sabonetes e loções perfumadas para bebês, pois podem irritar a pele do seu filho.

Você não precisa usar lenços umedecidos toda vez que trocar a fralda do seu bebê, pois as fraldas superabsorventes reduzem a quantidade de urina que entra em contato com a pele do bebê.

Para as meninas, é aconselhável limpar da frente para trás para evitar infecções por fungos. Para os meninos, use uma fralda ou pano para cobrir o pênis limpe cuidadosamente as rugas e dobras nos órgãos genitais.

Leia também: Sapinho na boca de bebê – Como Tratar

Quando ir ao médico?

A candidíase em bebês pode ser facilmente tratada em casa, mas há momentos em que você precisa visitar o seu médico.

Se você notar que a erupção na pele do seu bebê está sangrando ou infectada, ou se seu filho está chorando constantemente e parece doente, você pode precisar da atenção urgente do seu pediatra.

Você também deve levar seu bebê ao médico se notar feridas abertas ou erupções na pele se espalhando para os braços ou rosto.

Seu médico pode identificar a candidíase por meio de um exame físico. Em casos raros, os dermatologistas podem precisar de amostras da área afetada para fazer um exame no laboratório.

Conclusão:

Seu bebê pode pegar uma infecção se usar fraldas sujas ou molhadas por muito tempo.

Usar remédios caseiros e manter uma boa higiene pode ajudar a se livrar da candidíase no seu bebê. Se você notar algum sangramento, então leve seu bebê para ser examinado por um médico.

Fontes:

  1. Centers for Disease Control and Prevention. Candidiasis. Updated October 30, 2020.

  2. Bonifaz A, Rojas R, Tirado-Sánchez A, et al. Superficial mycoses associated with diaper dermatitisMycopathologia. 2016;181(9-10):671-679. doi:10.1007/s11046-016-0020-9

  3. Seifinadergoli Z, Nahidi F, Safaiyan A, Javadzadeh Y, Eteraf Oskouei T. Comparison of the efficacy of honey gel and clotrimazole cream in the treatment of vaginal candidiasis signs: a randomized clinical trialJ Caring Sci. 2020;9(3):162-167. doi:10.34172/jcs.2020.024

  4. Matina F, Collura M, Maggio MC, Vitulo P, Lo Piparo C, Corsello G. Inhaled surfactant in the treatment of accidental talc powder inhalation: a new case reportItal J Pediatr. 2011 Sep 27;37:47. doi:10.1186/1824-7288-37-47

LEIA TAMBÉM: