Corrimento Branco Antes da Menstruação: O que pode ser?

  • por
Corrimento Branco Antes da Menstruação

É normal ter corrimento branco antes da menstruação?

Muitas mulheres tem um corrimento branco antes da menstruação. Isso é considerado normal e saudável, a menos que o corrimento venha acompanhado de outros sintomas.

O que é corrimento branco?

O corrimento vaginal branco normal é denominado leucorréia. É composto por fluidos e bactérias das células da vagina. A maioria das mulheres produz pouco menos de 4 Ml, ou uma colher de chá, de corrimento branco ou transparente todos os dias.

No período menstrual, o corrimento pode ser branco ou turvo. Isso se dá ao aumento de progesterona, o hormônio presente tanto no ciclo menstrual quanto na gravidez.

Em outras fases do ciclo, quando o corpo tem níveis mais elevados de estrogênio, então o corrimento vaginal passa a ser claro e aguado.

A secreção ajuda na lubrificação e na remoção das bactérias da vagina. Também pode ser uma forma das mulheres acompanharem seu ciclo menstrual.

Corrimento branco leitoso o que pode ser?

O corrimento branco antes e depois da menstruação é normal, mas quando acompanhado de sintomas como coceira, dor ou cheiro forte pode ser: 

Uso de anticoncepcional

O anticoncepcional afeta os níveis de estrogênio e pode aumentar o corrimento branco antes da menstruação. Sem outros sintomas, isso é totalmente normal.

Candidíase

Se você tiver corrimento branco leitoso e espesso antes da menstruação, acompanhado de coceira e queimação, dentro e ao redor da vagina, pode ser um sintoma de candidíase.

Vaginose 

A vaginose atinge cerca de 30% as mulheres em idade fértil e pode ser causada por uso de ducha vaginal ou por ter mais de um parceiro sexual. Isso causa desequilíbrios bacterianos na vagina. Além disso o corrimento tende ser branco acinzentado e com cheiro de peixe.

Doenças sexualmente transmissíveis

Várias doenças sexualmente transmissíveis (DST) alteram o corrimento vaginal. Doenças como clamídia , gonorreia e tricomoníase podem causar um corrimento branco amarelado, mas nem todas as mulheres tem o sintoma. Já a tricomoníase causa corrimento verde amarelada com cheiro de peixe e coceira.

Corrimento branco antes da menstruação pode ser sinal de gravidez

As vezes uma grávida pode ter um aumento do corrimento dias antes da data do inicio da menstruação. Isso pode ser um sinal de gravidez. Não é fácil saber se esse é um corrimento normal, mas ele pode ser mais grosso e cremoso.

Conclusão:

O corrimento branco antes da menstruação, geralmente é uma parte normal do ciclo menstrual.

No entanto, a maioria das mulheres terá algum tipo de infecção vaginal, portanto, observe qualquer alteração no corrimento. A maioria dessas infecções pode ser facilmente tratada e controlada, com atendimento médico.

Mas, além disso muitos remédios caseiros podem prevenir e tratar as infecções vaginais e o corrimento anormal.

Fontes:

Marcações: