É Normal ter Candidíase Antes de Menstruar?

Muitas mulheres tem candidíase perto da menstruação. Veja por que isso ocorre e como evitar esse problema.

Candidíase Antes de Menstruar

Compartilhe nas redes sociais!

É normal ter candidíase perto da menstruação?

Para muitas mulheres, os períodos pré-menstruais são bastante incômodos com cólicas, alterações de humor, inchaço e outros sintomas da TPM,  mas pode piorar ​​quando você pega uma candidíase antes de menstruar.

A candidíase feminina, têm maior probabilidade de ocorrer perto da menstruação, na semana anterior ao início da menstruação.

A candidíase é uma infecção fúngica que podem causar irritação dentro e ao redor da vagina. Além disso pode causar dor durante o sexo e ao urinar. Mas acima de tudo a candidíase pode causar maior desconforto quando ocorre dias antes da menstruação.

Vamos explorar nesse artigo por que acontece a candidíase antes da menstruação e o que fazer para evitar ter a infecção. Leia mais…

O que causa candidíase antes da menstruação?

Uma vagina saudável tem um equilíbrio natural de fungos e bactérias boas. As mesmas alterações hormonais que causam a menstruação também podem desencadear um desequilíbrio dos fungos e das bactérias boas que vivem na sua vagina.

O crescimento excessivo de um tipo do fungo Cândida pode causar a candidíase . Existem várias tipos de Cândida que podem causar a infecção. Sendo o mais comum o fungo Candida albicans .

A flutuação hormonal e o desequilíbrio da flora vaginal antes da menstruação pode causar candidíase todos os meses. Segundo estudos, mais da metade de todas as mulheres tem candidíase no início da menstruação.

Sintomas de candidíase antes da menstruação

  • Ardor ou ardência ao urinar ou fazer sexo
  • Coceira e irritação na vagina e vulva
  • Erupção na vagina e dentro dela
  • Dor na vagina
  • Inchaço da vulva
  • Corrimento vaginal espesso, branco e semelhante a requeijão, sem odor; ou muito aguado

Como evitar ter candidíase antes da menstruação

Você pode evitar e ajudar a prevenir a candidíase antes da menstruação, praticando uma boa higiene vaginal. O fungo Cândida cresce melhor em ambientes quentes e úmidos e com muitas bactérias. Aqui estão algumas maneiras de evitar essas condições:

  • Evite roupas muito justas, como meia-calça ou jeans, que podem aumentar o calor corporal e umidade ao redor dos órgãos genitais.
  • Evite usar ducha vaginal ou usar tampões perfumados, bem como sprays, talcos e perfumes femininos que podem perturbar o equilíbrio normal dos organismos vivos em sua vagina.
  • Troque seu absorvente externo e interno com mais freqüência.
  • Mantenha sua área vaginal limpa, lavando-a com água e sabão neutro sem perfume.
  • Tire o maiô ou biquíni imediatamente após se molhar, para que a área vaginal possa arejar.
  • Use roupas íntimas de algodão limpas.
  • Limpe-se da frente para trás para ajudar a prevenir a propagação de bactérias do ânus para a vagina e para o trato urinário.

Conclusão:

A candidíase um problema comum em muitas mulheres antes da menstruação. Embora você não possa controlar as mudanças hormonais que antes da menstruação, você pode reduzir o risco de contrair uma candidíase antes do período menstrual.

Essas infecções geralmente não são graves e são relativamente fáceis de tratar com medicamentos e remédios caseiros. Consulte o seu médico se os sintomas não melhorarem dentro de duas semanas ou se começarem a interferir no seu dia-a-dia.

LEIA TAMBÉM:

Fontes: