É Normal Ter Corrimento Marrom?

Se você tiver corrimento com sangue marrom antes ou depois da menstruação, isso é totalmente normal, mas também pode ser causado pelo uso de anticoncepcional ou alguma doença mais séria.

É normal ter corrimento marrom?

O corrimento vaginal marrom pode parecer preocupante, mas nem sempre é um problema. Você pode ter esse tipo de corrimento ao longo do seu ciclo menstrual , geralmente nos dias da menstruação.

Por quê tenho corrimento marrom?

Quando o sangue leva mais tempo para sair do seu corpo, pelo útero, ele oxida . Isso faz com que o corrimento fique marrom claro ou escuro.

Se tiver corrimento marrom, observe o momento em que ocorre e outros sintomas que sentir. Isso pode te ajudar a identificar a causa do corrimento.

Leia também: Remédio caseiro para corrimento

Corrimento marrom antes da menstruação

Seu fluxo menstrual, conforme o sangue sai da vagina pelo útero, geralmente é mais lento no início e no final da menstruação.

Quando o sangue sai do seu corpo rapidamente, geralmente é um sangue vermelho. Quando o fluxo diminui, o sangue oxida . Isso faz com que cause um corrimento da cor marrom ou até mesmo preto .

Se você tiver corrimento com sangue marrom no início ou no final da menstruação, isso é totalmente normal. Sua vagina está apenas se limpando naturalmente .

Desequilíbrio hormonal no seu ciclo menstrual

Outras vezes, o corrimento marrom pode ser um desequilíbrio hormonal .

O estrogênio ajuda a estabilizar o revestimento endometrial (uterino). Se você tem muito pouco estrogênio circulando, o revestimento pode quebrar em pontos diferentes ao longo do seu ciclo menstrual.

Assim, você pode ter corrimento marrom ou outro sangramento fora do normal.

Pílula anticoncepcional 

Anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais , em seus primeiros meses de uso, podem causar corrimento marrom.

Isso é mais comum se o seu contraceptivo tiver menos de 35 microgramas de estrogénio.

Se houver pouco estrogênio no corpo, sua parede uterina pode se quebrar entre os períodos.

E se esse sangue demorar mais do que o normal para sair do corpo, pode ficar marrom e causar um corrimento.

Se o corrimento continuar por mais de três meses, então fale com médico para que seja mudado seus métodos anticoncepcionais. Uma pílula com mais estrogênio pode ajudar a evitar o corrimento.

Mancha de ovulação

Um pequeno número de mulheres, a cerca de 3 %, tem manchas de ovulação no meio dos ciclos menstruais. É quando o óvulo é liberado do ovário.

A cor do corrimento pode variar de vermelho a rosa e marrom, mas também pode aparecer misturada com um corrimento claro.

Cisto ovariano

Um cisto no ovário, são bolsas cheias de líquido que se desenvolvem em um ou ambos os ovários.

Um cisto folicular, por exemplo, pode se desenvolver se um óvulo não estourar no ovário no momento da ovulação. Pode não causar alguns sintomas e pode desaparecer sozinho depois de alguns meses .

Às vezes, o cisto não desaparece e pode ficar maior. Se isso acontecer, pode causar corrimento marrom até dor ou peso na pelve.

Cistos de qualquer tipo que continuam crescendo podem romper ou torcer o ovário. Se você suspeitar que pode ter um cisto, consulte seu médico.

Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças Sexualmente Transmissíveis [ DST]

Algumas doenças sexualmente transmissíveis, (DSTs) ,podem causar corrimento marrom ou sangramento.

Algumas doenças, como gonorreia ou clamídia , podem não causar sintomas nos estágios iniciais.

Com o tempo, os sintomas são: dor ao urinar, pressão pélvica, corrimento vaginal e manchas menstruais.

A vaginose bacteriana (VB) é outra infecção que não é necessariamente transmitida por contato sexual, mas é causada por um crescimento excessivo de bactérias que pode causar mudanças na textura, cor ou cheiro do corrimento ou secreção.

Você deve consultar o seu médico se você suspeitar que tem uma DST ou qualquer outra infecção.

Sem tratamento, você pode desenvolver uma doença inflamatória pélvica (DIP) e corre o risco de infertilidade ou dor pélvica crônica.

Endometriose

A endometriose é quando o tecido igual ao revestimento do útero cresce fora do útero. Isso pode causar desde menstruações pesadas e dolorosas a corrimento marrom entre os períodos menstruais.

Sem ter como sair do corpo quando é eliminado, o endométrio fica preso e pode causar dor intensa, corrimento marrom e infertilidade.

Síndrome do ovário policístico (SOP)

Mulheres que sofrem da síndrome podem ter ciclos menstruais irregulares ou infrequentes.

Você pode ter apenas nove ciclos por ano, ou mais de 35 dias entre cada período menstrual.

Você pode desenvolver cistos ovarianos e ter corrimento marrom entre os ciclos, devido à falta de ovulação.

Quando o corrimento marrom é sinal de gravidez?

Quando um óvulo fertilizado se incorpora ao revestimento uterino, isso acontece de 10 a 14 dias após a concepção e pode causar corrimento leve de várias cores, incluindo marrom.

Outros sintomas iniciais da gravidez são: cólica uterina, inchaço, náusea, fadiga e seios doloridos.
Faça um teste de gravidez em casa se a sua menstruação estiver atrasada ou se você tiver corrimento marrom ao invés da menstruação normal.

Gravidez ectópica

Às vezes, um óvulo fertilizado pode se implantar nas trompas de Falópio ou no ovário, abdômen ou colo do útero. Isso é chamado de gravidez ectópica .

Aborto espontâneo

De 10 a 20 por cento das grávidas tem aborto espontâneo, geralmente antes do feto chegar a 10 semanas de gestação. Os sintomas podem aparecer repentinamente e incluir um jato de líquido marrom ou sangramento vermelho forte.

Lóquio

O lóquio é um período de sangramento de quatro a seis semanas depois do parto. Começa como um fluxo vermelho intenso, geralmente cheio de pequenos coágulos de sangue.

Após alguns dias , o sangramento diminui normalmente, mas pode ficar rosado ou marrom.

Depois de cerca de 10 dias , essa secreção muda novamente para uma cor amarelada ou cremosa antes de desaparecer totalmente.

Consulte seu médico se você tiver corrimento com mau cheiro ou febre, ou se expelir coágulos grandes de sangue. Isso pode ser um sintoma de uma infecção.

Perimenopausa

O período antes da menopausa, meses e anos, são chamados de perimenopausa . A maioria das mulheres começa a perimenopausa a cerca dos 40 anos .

A perimenopausa são flutuações nos níveis de estrogênio. Isso pode causar sangramento irregulares ou corrimentos, que podem ser de cor marrom, rosa ou vermelha.

Câncer

Após chegar à menopausa, corrimentos ou sangramento entre os períodos ou após o sexo, de qualquer cor ou consistência, é o sintoma mais comum de câncer endometrial . Corrimento anormal também é um efeito colateral comum de câncer cervical.

Quando procura um médico?

Na maioria dos casos, o corrimento marrom é o sangue velho que leva mais tempo para sair do seu útero. Isso ocorre principalmente no início ou no final do ciclo menstrual.

O corrimento marrom, mesmo em outras fases do seu ciclo, ainda assim pode ser normal.

Você deve consultar seu médico ginecologista se tiver mudanças na secreção durante a gravidez ou sintomas de uma infecção.

Procure tratamento imediatamente se tiver sangramento irregular ou corrimento depois da menopausa.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Esse artigo é meramente informativo, baseado nas fontes abaixo e não tem intenção de substituir a consulta médica.

Um comentário em “É Normal Ter Corrimento Marrom?”

Os comentários estão desativados.