Herpes Genital Masculina

A herpes genital masculina não tem cura, mas tem tratamento. Seu médico pode prescrever remédios antivirais para aliviar os sintomas. A herpes genital é contagiosa a qualquer tempo.

Herpes Genital Masculina

O que herpes genital masculina

O herpes genital masculina, é uma doença sexualmente transmissível que é causada pelos vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) ou pelo herpes simplex tipo 2 (HSV-2) .

A herpes genital masculina afeta os homens de 14 a 49 anos, segundo os estudos. O vírus é transmitido principalmente pelo ato sexual.

Sintomas de herpes genital masculina

Na maioria dos casos, a herpes masculina não tem sintomas. Muitas vezes a pessoa não sabe que está contaminada. Mas outras podem ter sintomas como:

  • Bolhas brancas nos órgãos genitais
  • Coceira
  • Dor
  • Dores no corpo e febre
  • Íngua na virilha, pescoço e axilas
  • Formigamento nos órgãos genitais 
  • Dor muscular
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para urinar

Quando as bolhas se rompem, vazam e causam dor ao urinar e feridas nos órgãos genitais. 

Conforme a ferida cicatriza, cria uma casca, da mesma forma que um machucado na pele. Não retire a casca, pois causa maior irritação.

Os sintomas podem aparecer em qualquer lugar, de dois dias a duas semanas após a contaminação. Quando os sintomas aparecem são conhecidos como surto ou crise.

Mesmo que o primeiro surto é tratado, outros surtos podem surgir de vez em quando, por toda sua vida.

O que causa herpes genital masculina

O herpes é causado pelo contato sexual genital ou oral. O tipo 1 do vírus geralmente é transmitido por via oral enquanto o tipo 2 através da relação sexual genital.

Mesmo que seu parceiro ( a ) não tenha sintomas como bolhas ou machucados, ele pode transmitir para você.

Como saber se eu tenho herpes genital?

Somente um médico pode comprovar se você tem realmente herpes genital. Isso porque a pessoa não tem sintomas ou são leves. Na primeira crise, os sintomas somem dentro de algumas semanas.  

Para ter certeza que você tem herpes genital, seu médico fará testes de reação para detectar o vírus. Além disso, seu médico pode pedir um teste sorológico e exame de sangue para detectar os anticorpos que combatem o vírus.

Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, melhores são as chances de ter novas crises.

Herpes genital masculina tem cura?

Não! Mas tem tratamento.

Como tratar herpes genital masculina?

Como tratar herpes genital masculina?

Não tem cura para a herpes. Mas os remédios antivirais ajudam a evitar a reprodução do vírus e reduzir os surtos. Além disso, o risco de transmissão.

Os medicamentos antivirais receitados ​​para herpes genital masculina são:

  • Aciclovir 
  • Famciclovir 
  • Valaciclovir 

Em alguns casos, no primeiros sintomas de surto, apenas uma dose única diária de medicamentos é suficiente. Mas em casos recorrentes, seu médico pode receitar os remédios diariamente.

Para aliviar a dor e a coceira, mantenha os órgãos genitais sempre limpos e secos. Principalmente nos surtos. Aplicar gelo também alivia a coceira.

Leia também:

Fontes:

Isenção de responsabilidade

Esse artigo é meramente informativo, dessa forma, não desejamos substituir a consulta médica. Não tome medicamentos sem prescrição. Todas as informações são baseadas nas fontes acima