Nistatina para que serve? [ Bula ]

Para que serve a nistatina oral, creme tópico e ginecológico. Modo de usar

para que serve nistatina

Compartilhe nas redes sociais!

A nistatina serve para tratar candidíase oral, cutânea e vaginal, bem como para infecções do revestimento do estômago e dos intestinos. A nistatina é uma classe de medicamentos antifúngicos chamados polienos. Ela age impedindo o crescimento dos fungos que causam as infecções.

Para que serve nistatina líquida?

Para que serve nistatina líquida?
Candidíase oral, candidíase orofaríngea ou sapinho

A nistatina liquida oral é um antifúngico, um remédio para combater os fungos, incluindo um tipo de infecção muito comum em recém-nascidos e lactentes – ”sapinho” ou candidíase oral (Candida albicans).

A candidíase oral também pode atacar a boca de adultos, principalmente as pessoas que usam próteses dentárias ( dentaduras ) ou quando o paciente está fraco por falta de nutrientes, vitaminas e com o sistema imunológico enfraquecido.

Atualmente, a candidíase também tem atingindo não só a boca, mas também o sistema digestivo (esôfago e intestinos) de adultos portadores de doenças graves, como a AIDS.

Como usar a Nistatina líquida?

Para a aplicação da nistatina suspensão oral você deve antes lavar bem a boca e as próteses dentárias.

Bocheche a suspensão e mantenha na boca por alguns minutos, o maior tempo que conseguir, antes de engolir.

Para os bebes e lactentes em amamentação, use a metade da dose em cada lado da boca, usando o conta gotas do produto.

Crianças prematuras ou abaixo do peso

1 ml (100.000 UI de nistatina) quatro vezes ao dia.

Lactentes

1 ou 2 ml (100.000 a 200.000 UI de nistatina) quatro vezes ao dia.

Crianças e Adultos

A dose varia de 1 a 6 mL (100.000 a 600.000 UI de nistatina) quatro vezes ao dia.

Para evitar a reinfecção, as doses devem ser mantidas no mínimo por 48
horas, mesmo após o fim dos sintomas ou mesmo que os exames deem negativo.

Se os sintomas piorarem ou persistirem (após o 14º dia do início do tratamento) você deve procurar seu médico para ser reavaliado.

Para que serve nistatina em creme?

Para que serve nistatina em creme?
Candidíase cutânea na mão

A nistatina creme serve para tratar infecções fúngicas da pele, candidíase cutânea . A nistatina é um antifúngico que age impedindo o crescimento do fungo .

Nistatina creme como usar

Use este medicamento apenas na pele . Limpe e seque bem a área a ser tratada. Aplique este medicamento na pele afetada , geralmente duas vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico. A dosagem e a duração do tratamento dependem do tipo de infecção a ser tratada. Não aplique com mais frequência do que o prescrito.

Aplique medicação suficiente para cobrir a área afetada e parte da pele ao redor . Depois de aplicar este medicamento, lave as mãos, a menos que esteja usando este medicamento para tratar as mãos. Não embrulhe, cubra ou enfaixe a área, a menos que seu médico indique. Se for usado na área da fralda em um bebê , não use fraldas justas ou calças plásticas.

Não aplique este medicamento nos olhos , nariz, boca ou vagina .

Use este medicamento nos mesmos horários todos os dias.

Continue usando este medicamento até que toda a quantidade prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após o início do uso da nistatina . Interromper o medicamento muito cedo pode permitir que o fungo continue a crescer, o que pode resultar no retorno da infecção.

Informe o seu médico se a infecção persistir após 2 semanas de tratamento ou piorar .

Nistatina creme ginecológico

Nistatina creme ginecológico
Candidíase feminina ou vaginal

A nistatina creme ginecológico (vaginal) é usada para tratar infecções fúngicas vaginais ou candidíase vaginal. O creme ou os comprimidos vaginais de nistatina também podem ser usados ​​para outros problemas, conforme indicado por seu médico.

Nistatina creme ginecológico como usar

A nistatina é geralmente inserida na vagina com um aplicador que acompanha o produto. No entanto, se estiver grávida, verifique com seu médico antes de usar o aplicador para inserir o creme vaginal.

Para ajudar eliminar completamente a infecção, continue usando a nistatina creme ginecológico durante todo o tempo de tratamento, mesmo que a infecção tenha melhorado. Além disso, continue usando nistatina, mesmo se você começar a menstruar durante o período de tratamento. Não perca nenhuma dose.

Dosagem

A dose de nistatina será diferente para pacientes diferentes. Siga as ordens do seu médico ou as instruções no rótulo. As informações a seguir incluem apenas as doses médias de nistatina. Se a sua dose for diferente, não altere a menos que o seu médico indique.

A quantidade de medicamento que você usa depende da dosagem do medicamento. Além disso, o número de doses que você usa por dia, o tempo entre as doses e a duração do tratamento dependem do problema para o qual você está usando o medicamento.

Como usar Nistatina no tratamento da candidíase?
  • Adultos e adolescentes – Um aplicador cheio (100.000 unidades) inserido na vagina uma ou duas vezes ao dia durante duas semanas. Ou seu médico pode indicar que você insira um aplicador cheio com 500.000 unidades na vagina uma vez por dia.
  • Crianças – a dose deve ser determinada pelo seu médico.

Dose perdida

Se você esquecer de aplicar uma dose de nistatina, faça o mais rápido possível. No entanto, se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e volte ao uso regular. Não duplique as doses.

LEIA TAMBÉM:

Fontes: