O que causa o sapinho na boca? [ Candidíase Oral ]

  • por
O que causa o sapinho na boca

O que é sapinho na boca?

A candidíase oral, também chamada de sapinho na boca é causada quando o fungo Cândida albicans se acumula na mucosa da boca. Cândida é um fungo normal na boca, mas às vezes pode crescer demais e causar o sapinho.

A candidíase oral causa lesões brancas cremosas, geralmente na língua ou na parte interna das bochechas. Às vezes, a candidíase oral pode se espalhar para o céu da boca, gengivas ou amígdalas ou para o fundo da garganta.

Embora a candidíase oral possa afetar qualquer pessoa, é mais provável que ocorra em bebês e idosos porque eles têm imunidade mais baixa; em outras pessoas com sistema imunológico baixo ou com certas doenças; ou pessoas que tomam certos medicamentos. A candidíase oral não é um problema se você for saudável, mas se você tiver um sistema imunológico enfraquecido, os sintomas podem ser mais graves e difíceis de controlar.

Leia também: Sapinho na boca de bebê-tratamentos

O que causa o sapinho na boca?

A candidíase oral e outras infecções fúngicas são causadas por um crescimento excessivo do fungo Cândida albicans (C. albicans).

É normal que uma pequena quantidade do fungo viva naturalmente na boca, sem causar danos. Mas quando seu sistema imunológico está funcionando corretamente, as bactérias do seu corpo ajudam a manter o fungo controlado.

Mas se o seu sistema imunológico tiver enfraquecido ou o equilíbrio dos microrganismos em seu corpo for interrompido, o fungo pode crescer sem controle.

Assim, você pode tem um supercrescimento de fungos que causa os sapinhos quando toma certos medicamentos que reduzem o número de microrganismos que protegem seu corpo, como os antibióticos .

Além disso, os tratamentos contra o câncer , como quimioterapia e radioterapia , também podem danificar ou matar as células que defendem seu corpo. Isso o pode causar o sapinho e outras infecções.

Doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como leucemia e HIV , também aumentam o risco de ter sapinho. A candidíase oral é uma infecção oportunista, que é muito comum em pessoas com HIV.

O diabetes também pode causar sapinhos. O diabetes descontrolado enfraquece o sistema imunológico e aumenta a glicose no sangue. Isto cria condições favoráveis para o fungo crescer .

Como se transmite o sapinho na boca?

Se você tiver sapinhos, é possível transmitir o fungo para outra pessoa se você beijá-la na boca. Em alguns casos, mas não em todos essa pessoa pode pegar sapinho na boca.

O fungo que causa os sapinhos também causam infecções em outras partes do corpo. É possível passar o fungo de uma parte do corpo para outra parte do corpo de outra pessoa.

Se você tiver sapinhos, a infecção vaginal ( candidíase vaginal ) ou infecção peniana ( candidíase no homem ) , pode transmitir o fungo ao seu parceiro (a) por meio de sexo vaginal , anal ou oral .

Se você está grávida e tem candidíase, pode transmitir o fungo para o seu bebê durante o parto.

Se você tiver uma candidíase mamaria ou no mamilo, pode transmitir o fungo para seu bebê na amamentação . Seu bebê também pode transmitir o fungo para você se ele tiver candidíase oral.

Leia também: Pode amamentar com candidíase?

Quando o fungo é transmitido de uma pessoa para outra, nem sempre causa sapinho ou outros tipos de infecções fúngicas.

Além disso, como o fungo é comum em nosso ambiente, ter sapinho na boca não significa necessariamente que você pegou de outra pessoa.

LEIA TAMBÉM:

Fontes: