O que é Candidíase Oral? ( Sapinho na Boca)

A candidíase oral, ou sapinho na boca é uma infecção fúngica que ocorre na boca e língua.

o que é candidíase oral

Compartilhe nas redes sociais!

Candidíase oral ou sapinho na boca

A candidíase oral é quando uma infecção causada por fungos se desenvolve dentro da boca. Também é conhecida como sapinho na boca, candidíase orofaríngea ou candidíase na boca.

A candidíase oral ocorre com mais frequência nos bebês e nas crianças pequenas. Causa a formação de protuberâncias brancas ou amareladas na parte interna das bochechas e na língua . Esses inchaços geralmente desaparecem com o tratamento adequado.

A infecção é geralmente leve e raramente causa problemas graves. Mas em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, pode se espalhar para outras partes do corpo e causar complicações mais graves.

Candidíase oral sintomas

Quais os sintomas de sapinho na boca?
Quais os sintomas de sapinho na boca?

Em seus estágios iniciais, a candidíase oral pode não causar sintomas. Mas, à medida que a infecção piora, um ou mais dos seguintes sintomas podem se desenvolver:

  • Manchas brancas ou amarelas na parte interna das bochechas, língua , amígdalas , gengivas ou lábios.
  • Leve sangramento se os sapinhos forem machucados ou mordidos
  • Dor ou queimação na boca
  • Sensação de algodão na boca
  • Pele seca e rachada nos cantos da boca
  • Dificuldade em engolir
  • Gosto ruim na boca
  • Perda de paladar

Em alguns casos, a candidíase oral pode afetar o esôfago, embora isso seja incomum. O mesmo fungo que causa candidíase oral também pode causar a candidíase em outras partes do corpo. 

Como pega Candidíase na boca?

Se você tiver sapinhos, é possível transmitir o fungo que causa essa doença para outra pessoa através do beijo. Em alguns casos, essa pessoa pode pegar a candidíase oral.

O fungo que causa os sapinhos também causa infecções em outras partes do corpo. É possível passar o fungo de uma parte do corpo para outra parte do corpo de outra pessoa.

Se você tiver sapinhos, candidíase vaginal ou candidíase peniana , pode transmitir o fungo ao seu parceiro por meio de sexo vaginal , anal ou oral .

Se você está grávida e tem candidíase vaginal, então pode passar o fungo para o seu bebê durante o parto.

Se você tiver uma infecção causada por cândida na mama ou no mamilo , pode passar o fungo para seu bebê durante a amamentação . Seu bebê também pode passar o fungo para você ao amamentar se ele tiver candidíase oral.

Quando a Candida Albicans é transmitida de uma pessoa para outra, nem sempre causa sapinhos ou outros tipos de infecção.

Além disso, como a Candida Albicans é muito comum em nosso corpo, pegar uma infecção, não significa necessariamente que você pegou de outra pessoa. 

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Um comentário em “O que é Candidíase Oral? ( Sapinho na Boca)”

Os comentários estão desativados.