O que é Vulvovaginite? [ Sintomas ]

  • por
Vulvovaginite

Vulvovaginite é uma inflamação ou infecção na vulva e na vagina. É muito comum e afeta mulheres e meninas de todas as idades. Tem várias causas. Outros nomes da vulvovaginite são: vulvite e vaginite.

A vulvovaginite bacteriana afeta quase 30 % das mulheres. É a causa mais comum de doenças vaginais. A candidíase vaginal (infecção fúngica) é a segunda infecção vaginal mais comum. ( 1 )

O que causa vulvovaginite?


Muitos fatores podem causar uma infecção nas áreas da vagina e da vulva. Mas a causa mais comum são as bactérias. Outras causas comuns são:

  • Fungos
  • Vírus
  • Parasitas
  • Fatores Ambientais
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
  • Exposição a irritantes químicos e alérgicos

Bactérias

Certas bactérias podem se multiplicar e causar vulvovaginite. A Gardnarella é uma bactéria comum encontrada na vagina. O supercrescimento resulta em vaginose bacteriana, a vulvovaginite mais comum.

Estreptococos ou estafilococos também podem estar presentes na sua vagina, mas geralmente não causam a infecção. Uma infecção bacteriana pode causar um corrimento branco-acinzentado com cheiro de peixe.

candidíase vulvovaginite

Uma das causas mais comuns de vulvovaginite é o fungo Candida albicans . Esta infecção, também conhecida por candidíase, pode causar coceira genital e um corrimento vaginal espesso e branco com uma textura semelhante a queijo cottage.

Algumas mulheres tem candidíase após o uso de antibióticos. Isso ocorre porque os antibióticos podem matar as bactérias boas (antifúngicas) que vivem naturalmente na sua vagina.

Vírus

Os vírus que podem causar vulvovaginite são geralmente transmitidos sexualmente. Isso inclui herpes e vírus do papiloma humano (HPV) .

Parasitas

Sarna, piolhos e chatos, podem causar inflamação na vulva e na vagina.

Fatores Ambientais

A má higiene e o produtos irritantes também podem causar vulvovaginite. Roupas apertadas, podem esfregar contra a pele e criar alguma irritação e reter a umidade na área genital.

A pele irritada é mais suscetível à vulvovaginite do que a pele saudável. A irritação também pode atrasar a recuperação.

Doenças sexualmente transmissíveis (dST)

A vaginite causada por DST pode causar vulvovaginite. Essa infecção causa desconforto genital, coceira e secreção intensa. O corrimento pode ser amarelo, verde ou cinza. Geralmente tem um odor forte. A clamídia , a gonorreia e o herpes também podem causar vaginite.

Produtos químicos

Alguns produtos químicos podem causar vulvovaginite. Geralmente são encontrados em sabonetes, sprays femininos, perfumes e anticoncepcionais vaginais . Os produtos químicos que podem causar uma reação alérgica incluem:

Parabenos
Sulfato de sódio
Triclosan
Dioxano

Se algum desses ingredientes estiver em seu sabão ou sabão em pó, você deve mudar para uma marca hipoalérgica ou sem fragrância. Isso pode ajudar a prevenir a recorrência da infecção.

Vulvovaginite sintomas

Os sinais e sintomas de vulvovaginite são:

  • Mudança na cor, odor ou quantidade de corrimento vaginal
  • Coceira ou irritação vaginal
  • Dor durante a relação sexual
  • Dor ao urinar
  • Sangramento vaginal leve ou manchas de sangue

Se você tiver corrimento vaginal, o que muitas mulheres não têm, as características do corrimento podem indicar o tipo de vaginite que você tem.

Exemplos são:

Vaginose bacteriana. Você pode ter um corrimento branco-acinzentado com odor fétido. O odor, geralmente descrito como um cheiro de peixe, pode ser percebido principalmente após a relação sexual.
Candidíase. O principal sintoma de candidíase é a coceira, mas você pode ter um corrimento branco e grosso que se parece com leite coalhado.
Tricomoníase. Uma infecção chamada tricomoníase  pode causar corrimento amarelo-esverdeada, às vezes espumosa.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Marcações: