O que pode causar a candidíase?

Saber o que pode causar candidíase pode ajudar a evitar futuras infecções bem como ajudar no tratamento.

o que pode causar candidíase

O que causa candidíase?

A candidíase é causada por um tipo de fungo, chamado Candida Albicans, que vive naturalmente em nosso corpo, mas quando nosso sistema imunológico está enfraquecido e não consegue controlar o crescimento desse fungo, causa uma infecção chamada candidíase. Leia mais para saber o que pode causar a candidíase tanto na mulher quanto no homem.

Índice:

Existem mais de 150 espécies do fungo Candida. No entanto, a maioria das infecções é causada por uma espécie chamada Candida albicans .

A Candia pode ser encontrada em diferentes partes do corpo, incluindo boca, garganta, intestino e vagina. Também vive na sua pele. A Candida não causa problemas, a menos que seu equilíbrio imunológico seja comprometido.

Um crescimento excessivo do fungo Candida pode causar infecções. Essas infecções podem variar de leves, como candidíase vaginal ou no pênis, a infecções graves, como candidíase sistêmica – quando a Candida entra na corrente sanguínea ou nos órgãos.

Quando falamos em candidíase, logo vem a mente a candidíase vaginal, mas a infecção pode ocorrer em outras partes do nosso corpo e causar diversos tipos de problemas de saúde. A Candida pode aparecer na pele, nas unhas, na vagina, no pênis e até na boca. Da mesma forma pode atacar não só adultos, mas também crianças.

Mas trataremos nesse artigo apenas o que pode causar a candidíase vaginal ( feminina ) e no pênis ( masculina )

75% das mulheres adultas terão candidíase vaginal em algum momento das suas vidas. Já os casos de candidíase masculina são menores, apenas 15 % dos homens terão candidíase ,  mas podem afetar o pênis e a virilha, causando infecção, ardência e coceira.

Como saber se você está com candidíase?

Como saber se você está com candidíase?
Sintomas de candidíase vaginal

A candidíase tem vários sintomas que são percebidos facilmente.

Sintomas de candidíase vaginal

  • Coceira
  • Inchaço
  • Ardência durante o sexo ou ao urinar
  • Dor na relação sexual
  • Erupção cutânea ( Sua pele pode ficar escamosa, esburacada, pruriginosa ou irritada.)
  • Vermelhidão
  • Corrimento

O corrimento vaginal tem cheiro forte e cor amarela ou cinza, mas também pode ser aquoso.

Sintomas de candidíase masculina

Quais são os sintomas da candidíase no homem
Quais são os sintomas da candidíase no homem
  • Erupção cutânea 
  • Vermelhidão
  • Manchas brancas e brilhantes no pênis
  • Coceira
  • Queimação
  • Corrimento

Coceira e vermelhidão também podem ser sintomas de outras doenças, incluindo as DSTs ( doenças sexualmente transmitidas ). Portanto não ignore esses sintomas, e procure um médico urologista.

O que pode causar a candidíase feminina?

O que pode causar a candidíase feminina?
Diabetes descontrolado pode causar candidíase

Como dito acima, o fungo Candida, vive em seu corpo. Em sua vagina a bactéria lactobacilos, uma bactéria boa e amigável, protege seu corpo do crescimento excessivo do fungo.  Quando ocorrem desequilíbrios em seu sistema imunológico, então os fungos crescem e se multiplicam, causando os sintomas.

Na verdade, você não “pega” candidíase de algo, mas cria condições para que o fungo cândida cresça demais. Essas condições são:

  • Uso de anti bióticos: Tomar anti bióticos para tratar uma infeção, por exemplo, uma garganta inflamada, pode diminuir o numero de lactobacilos na sua vagina e causar candidíase.
  • Pilulas anticoncepcionais: Muitas pílulas anticoncepcionais , o adesivo e o anel vaginal contêm uma combinação de estrogênio e progesterona. Isso interrompe o equilíbrio natural do corpo de estrogênio e progesterona. Então pode levar ao crescimento excessivo do fungo.
  • Gravidez: Durante a gravidez, a alteração dos hormônios altera o equilíbrio do pH na vagina. Isso cria um ambiente mais favorável para o fungo crescer.
  • Diabetes: O fungo se alimenta de açúcar. Se o seu diabetes não for bem controlado, seus níveis de açúcar no sangue podem subir demais. Esse aumento de açúcar pode causar o crescimento excessivo de fungos, principalmente na área vaginal. Seu corpo pode desenvolver a candidíase. ( 3 )
  • Sistema imunológico fraco: Doenças como HIV, estresse e falta de sono, baixam sua imunidade, que protege seu corpo do crescimento do fungo, dando oportunidade para o fungo se desenvolver.
  • TPM: Uma vagina saudável contém uma mistura equilibrada de fungos e bactérias. As mesmas alterações hormonais que desencadeiam a menstruação também podem desencadear um desequilíbrio desses fungos e bactérias que vivem naturalmente na vagina.
  • Depois do período menstrual: Alterações hormonais, como as que você tem durante e antes do período menstrual, da mesma forma, podem matar as bactérias que vivem na sua vagina e causar a candidíase.
  • Psoríase: Pesquisas sugerem que as mulheres com psoríase podem ter maior probabilidade de ter candidíase. Isso pode causar infecção e piorar os sintomas da psoríase. ( 1 , 2 )
  • Sexo desprotegido: Um homem com candidíase no pênis também pode transmitir sua infecção a uma parceira através do contato sexual. A relação sexual introduz bactérias estranhas do dedo ou do pênis de seu parceiro no ecossistema de bactérias boas da sua vagina, mantando-as. Assim o fungo Candida cresce e se desenvolve causando a candidíase . Os brinquedos sexuais também podem transmitir.

Embora você possa transmitir a candidíase para outra pessoa, ela não é contagiosa da mesma maneira que outras infecções. Você não “pegará” a candidíase pelo ar ou usando o mesmo chuveiro que alguém com a infecção usou, por exemplo.

O que pode causar candidíase no homem?

O que pode causar candidíase
O sexo sem preservativo é a principal causa de candidíase no homem

A candidíase é normalmente considerada um problema de saúde feminino , mas pode afetar qualquer pessoa, inclusive os homens.

  • Sexo desprotegido com uma mulher contaminada
  • Fala de higiene 
  • Uso prolongado de anti bióticos
  • Diabetes
  • Obesidade

Além disso, os homens circuncidados, ( procedimento no qual e removida a pele que protege a glande do pênis ), tem maior probabilidade de ter candidíase. Se você tem um sistema imunológico comprometido por causa do tratamento de câncer , HIV ou outro motivo, também pode estar em maior risco. 

Conclusão:

Você pode saber exatamente o que causa a candidíase. Por exemplo, algumas mulheres tem essas infecções toda vez que tomam antibióticos. Se você sabe a causa exata, algumas mudanças de hábitos pode ajudar a evitar e prevenir infecções recorrentes.

A candidíase são ocorrências comuns, mas o tratamento imediato pode ajudar a reduzir os sintomas mais desconfortáveis ​​em alguns dias. Ao saber o que causa a candidíase, você pode evitar futuras infecções.

Converse com seu médico se você tiver infecções recorrentes que duram mais de dois meses.

Esse artigo é meramente informativo e não tem intenção de substituir a consulta médica. Procure um médico se tiver os sintomas relacionados acima.

LEIA TAMBÉM:

Um comentário em “O que pode causar a candidíase?”

Os comentários estão desativados.