O Que Pode Ser Corrimento Rosado ?

  • por
O Que Pode Ser Corrimento Rosado ?

Corrimento rosado o que pode ser?

Você pode ter um corrimento rosado  no inicio ou final da menstruação ou em outros momentos durante seu ciclo menstrual. Não é necessariamente um problema ou motivo de preocupação.

O sangue pode se misturar com o fluido cervical claro quando sai do útero, causando um corrimento rosa. Mas isso também pode ser um sintoma de vários problemas diferentes, como desequilíbrio hormonal ou até mesmo uma infecção.

O que pode ser um sangramento Rosado?

Início ou fim da menstruação

O corrimento rosa no início e no final do do seu ciclo menstrual é normal. Neste momento, o sangue está apenas começando a sair ou está diminuindo. Pode se misturar com outras secreções vaginais ao sair da vagina, se tornando rosa.

Outra possibilidade é a menstruação irregular . Os inicias e finais da menstruação, por exemplo, podem durar menos de dois dias e ser rosados, mais parecidos com manchas do que com o fluxo total. Tanto alterações de peso quanto idade e estresse, podem fazer ciclos menstruais ficarem irregulares.

Desequilíbrio hormonal

Os baixos níveis de estrogênio podem causar corrimento rosado em diferentes pontos do seu ciclo, não necessariamente quando você está menstruando. O hormônio estrogênio ajuda a estabilizar o revestimento uterino. Sem esse hormônio suficiente, o revestimento uterino pode quebrar e se desprender, causando corrimento de várias cores.

Anticoncepcional 

O Que Pode Ser Corrimento Rosado ?

Tomar Anticoncepcional

Tomar um novo anticoncepcional ou trocar o que você já está usando pode causar um desequilíbrio de estrogênio artificial. Você pode ter corrimento rosa claro ou rosado. Este efeito colateral, também chamado de sangramento superficial , ocorre nos remédios que contém pouco ou nenhum estrogênio.

Em alguns casos, seus hormônios podem se ajustar à medicação em alguns meses e o corrimento cessa. Outras mulheres podem ter corrimento rosa por três meses ou mais.

Mancha de ovulação

Um óvulo é liberado da trompa de Falópio aproximadamente 14 dias antes do início da menstruação seguinte. A cerca de 3% das mulheres tem manchas de ovulação, ou manchas no meio do ciclo. Já que mais líquido cervical úmido e claro é produzido nesta época, manchas de ovulação podem parecer rosa em vez de vermelho.

Outros sintomas relacionados à ovulação são dores na parte inferior do abdomem.  As mulheres que registram seus ciclos também podem observar uma mudança na temperatura corporal.

Suas chances de engravidar são maiores nos dias anteriores à ovulação.

Cisto ovariano

Um cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se desenvolve em um dos seus ovários. Alguns são parte do seu ciclo menstrual. Um cisto folicular, por exemplo, é criado se um óvulo não estourar do ovário na fase da ovulação e pode continuar crescendo. Pode não causar sintomas e desaparecer por conta própria em alguns meses.

Outros, como cistos dermóides e cistoadenomas, podem crescer muito e causar manchas ou corrimento rosa. Isso pode ser causado ​​por desequilíbrios hormonais ou doenças como a endometriose. Você também pode sentir dor ou peso na pelve ou distensão abdominal.

Os cistos que não são tratados podem romper ou torcer o ovário , interrompendo seu suprimento de sangue.

Implantação

A implantação é quando um óvulo fertilizado se encaixa no revestimento uterino. Acontece entre 10 a 14 dias após a concepção e pode causar corrimento leve,  incluindo rosa. Nem todas as mulheres tem sangramento de implantação.

Gravidez ectópica

Em casos raros, um embrião pode se implantar na trompa de Falópio. Isso é chamado de gravidez ectópica ou tubária e pode causar corrimento ou sangramento. Se o corrimento for leve e misturado com outras secreções vaginais, pode ser rosado.

Aborto espontâneo

De 10 a 20 % das grávidas tem aborto espontâneo , normalmente antes da 10 semana de gestação. O aborto espontaneo pode ocorrer repentinamente e causar um corrimento transparente ou rosa ou um sangramento vermelho vivo.

Lóquios 

4 a 6 semanas antes do parto ocorre um período de sangramento, chamado de lóquio. Esse corrimento tem odor forte. O lóquio inicia com um corrimento ou sangramento vivo e intenso com pequenos coágulos de sangue. Depois do 4 dia em diante o corrimento fica mais claro, rosado ou marrom. Após o 10 dia, o corrimento muda para amarelado ou creme e depois disso acaba. 

Informe o seu médico se você tiver coágulos de sangue grandes ou se tiver corrimento com cheiro fétido. Pois podem ser sintomas de infecção.

Doença inflamatória pélvica (DIP) ou DST

O Que Pode Ser Corrimento Rosado ?

Doenças Sexualmente Transmissíveis [ DST]

Algumas doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs), como gonorreia ou clamídia podem causar corrimento rosado. Normalmente essas doenças não tem sintomas iniciais.

Mioma uterino

Um tecido não canceroso que cresce dento ou ao redor do útero é um mioma uterino. Normalmente não causa sintomas, mas quando ocorre vem em forma de corrimento rosado.

Perimenopausa

Na transição da menopausa causa interrupção do ciclo menstrual, pois os níveis de estrogênio variam de forma imprevisível, como resultado pode ocorrer corrimento rosa.

Conclusão:

Corrimento rosado nem sempre é motivo de preocupação, principalmente se ocorrer dentro do seu ciclo regular. O ciclo menstrual normal varia de 21 a 35 dias. A menstruação dura de 2 a 7 dias. Corrimentos fora desse intervalo de tempo, junto com outros sintomas, como dor forte, febre ou tontura; são motivos de preocupação e você deve consultar seu médico.

Informe a seu médico sobre qualquer sangramento anormal que você tiver durante a gravidez. O corrimento rosa pode ser normal, principalmente na época da implantação ou no início da gravidez. Qualquer dor, tontura, sangramento ou coágulos de sangue pode ser um sintoma de gravidez ectópica ou aborto espontâneo .

O corrimento rosa depois da menopausa não é normal, assim você deve procurar seu médico. Corrimentos irregulares nesse período pode ser sintomas de mioma , câncer cervical ou outras doenças mais sérias.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Marcações: