Para Que Serve Cetoconazol? [ Bula ]

Para que serve o remédio cetonazol e como tomar no tratamento da candidíase.

Para Que Serve Cetoconazol- bula

Compartilhe nas redes sociais!

Para que é indicado o cetoconazol?

O cetoconazol serve para tratar infecções fúngicas na pele, cabelo, unhas e no sangue. O cetoconazol só é indicado quando outros tratamentos não funcionaram ou causam muitos efeitos colaterais. 

Como o cetoconazol age?

O cetoconazol pertence a uma classe de medicamentos chamados antifúngicos. Uma classe de drogas é um grupo de medicamentos que funcionam de maneira semelhante. Esses medicamentos são freqüentemente usados ​​para tratar doenças semelhantes.

O cetoconazol age impedindo que os fungos e as leveduras causem uma infecção.

Como usar cetoconazol para candidíase?

Dosagem para adultos (maiores de 18 anos)

Dosagem padrão: 200 mg tomados uma vez ao dia por até 6 meses.
O seu médico pode aumentar a sua dosagem para 400 mg uma vez por dia, se necessário.

Dosagem para crianças (idades de 2 a 17 anos)

O seu médico decidirá a dosagem com base no peso do seu filho. A dosagem variará de 3,3–6,6 mg / kg de peso corporal, administrada uma vez por dia.

Dosagem para crianças (idades 0-1 anos)

Não foi confirmado que o cetoconazol é seguro e eficaz para uso em crianças com menos de 2 anos. Em geral, os comprimidos de cetoconazol não devem ser usados ​​em crianças pequenas.

Efeitos colaterais do cetoconazol

O cetoconazol comprimido oral não causa sonolência, mas pode causar outros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais mais comuns

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do cetoconazol são:

  • Náusea
  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Dor de estômago
  • Alteração nos resultados de exames de função hepática

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer em alguns dias ou algumas semanas. Se eles forem mais graves ou não desaparecerem, converse com seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais graves

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o serviço de emergência se os seus sintomas forem fatais ou se você achar que está tendo um caso de emergência. Os efeitos colaterais graves e seus sintomas podem ser os seguintes:

Problemas de fígado (hepatotoxicidade). Os sintomas podem incluir:

  • Perda de apetite ou perda de peso (anorexia)
  • Náusea ou vômito
  • Cansaço
  • Dor de estômago ou sensibilidade
  • Urina de cor escura ou fezes de cor clara
  • Amarelecimento da pele ou do branco dos olhos
  • Febre
  • Erupção cutânea

O cetoconazol pode interagir com outros medicamentos

O comprimido oral de cetoconazol pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou até mesmo ervas que você esteja tomando. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como a droga funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve verificar todos os medicamentos que você toma com cuidado. Informe ao seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que estiver tomando. Para saber como este medicamento pode interagir com outros remédios que você está tomando, converse com seu médico ou farmacêutico.

Interação com álcool

Você não deve beber álcool enquanto estiver tomando cetoconazol. Beber álcool pode aumentar o risco de danos ao fígado durante o uso deste medicamento. Se você bebe álcool constatemente, converse com seu médico.

Amamentação

Para mulheres que amamentam: o cetoconazol passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em crianças amamentadas. Fale com o seu médico se amamentar o seu filho. Você pode precisar decidir se deseja parar de amamentar ou de tomar este medicamento.

Isenção de responsabilidade:

Nosso objetivo é fornecer a você as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que essas informações incluam todos os efeitos colaterais possíveis. Esta informação não substitui a consulta médico. Sempre discuta os possíveis efeitos colaterais com seu médico.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Um comentário em “Para Que Serve Cetoconazol? [ Bula ]”

Os comentários estão desativados.