Para que serve o fluconazol?

O fluconazol é utilizado para tratar infecções fúngicas ou causada por fungos graves, como candidíase vaginal e outras infecções causadas por cândida

Para que serve o fluconazol

O que fluconazol?

O fluconazol oral é usado para prevenir e tratar a candidíase, uma infecção fúngica que ocorre não só na mulher, mas também no homem. Também é usado para tratar a meningite (infecção do cérebro ou medula espinhal, ou ambos) .

Índice:

Para que serve fluconazol?

O fluconazol é usado para prevenir e tratar a candidíase. Esta é uma infecção causada por um dos muitos tipos do fungo Candida. Exemplos de candidíase incluem candidíase genital ( vaginal e peniana) , bem como candidíase oral (sapinho).

A candidíase também pode causar infecções em outras partes do corpo, incluindo garganta, esôfago, pulmões e até no sangue. Pessoas transplantadas de medula óssea podem ser tratadas com fluconazol para evitar candidíase. Isso ocorre porque o sistema imunológico dessas pessoas estão enfraquecidos, assim elas ficam mais propensos terem uma infecção da forma grave de candidíase.

O fluconazol também é usado no tratamento da meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) causada pelo fungo Cryptococcus .

Fluconazol é antibiótico?

O fluconazol pertence a uma classe de medicamentos chamados antifúngicos do triazol. Uma classe de medicamentos é um grupo de medicamentos que funcionam de maneira semelhante. Esses medicamentos são usados ​​para tratar doenças semelhantes.

O fluconazol atua bloqueando a capacidade de reprodução dos fungos Candida e Cryptococcus . Este medicamento ajuda o paciente a se livrar da infecção. Além disso ajuda pessoas com maior risco de ter candidíase, a prevenir a doença.

Efeitos colaterais do fluconazol

O fluconazol não causa sonolência, mas pode causar outros efeitos colaterais.

Efeitos colaterais mais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns de fluconazol comprimido oral dependem da quantidade do medicamento você precisa tomar. Esses efeitos colaterais podem ser:

  • Dor de cabeça
  • Diarreia
  • Náusea ou dor de estômago
  • Tontura
  • Dor de estômago
  • Vômito
  • Mudanças no sabor dos alimentos
  • Erupção cutânea grave em pessoas com imunidade fraca

Se esses efeitos colaterais forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles forem mais graves ou não desaparecem, então converse com seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais graves

Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves ao tomar fluconazol. Os efeitos colaterais graves do fluconazol são por exemplo:

Lesão hepática.

Os sintomas podem incluir:

  • Pele ou do branco dos olhos amarelados
  • Urina escura
  • Fezes de cor clara
  • Coceira intensa na pele
  • Vômito ou náusea
Erupção cutânea grave em pessoas com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ou câncer.

Os sintomas podem incluir:

  • Descamação da pele
  • Erupção cutânea grave
  • Urticária grave
Torsades de pointes

(uma alteração do ritmo cardíaco com risco de vida). Os sintomas podem incluir:

  • Sentir que seu coração está pulando uma batida (palpitações)
  • Frequência cardíaca rápida e irregular
  • Tontura
  • Desmaio
  • Convulsões
Reação alérgica

Além disso, o fluconazol pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas são:

  • Falta de ar
  • Tosse
  • Chiado no peito
  • Febre
  • Arrepios
  • Coração ou ouvidos latejantes
  • Inchaço das pálpebras, rosto, boca, pescoço ou qualquer outra parte do corpo
  • Erupção cutânea, urticária, bolhas ou descamação da pele

Se você tiver uma reação alérgica depois de tomar fluconazol, ligue imediatamente para o seu médico ou procure uma emergência imediatamente. Não tome fluconazol novamente se você já teve uma reação alérgica. Pois pode ser fatal (causar morte).

Isenção de responsabilidade:

Nosso objetivo é fornecer as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos afetam cada pessoa de maneira diferente, não podemos garantir que esta lista inclua todas os efeitos colaterais de todas as doses possíveis. Esta informação não substitui a consulta médica. Sempre fale com seu médico ou farmacêutico sobre as dosagens certas de fluconazol para seu caso.

Interação com outros medicamentos

O fluconazol comprimido oral pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas ou suplementos que você estiver tomando. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como uma droga ou remédio funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve saber de todos os medicamentos que você toma. Assim, informe ao seu médico sobre todos os medicamentos, vitaminas ou até mesmo chá de ervas ou suplementos que você está tomando. Para saber como o fluconazol pode interagir com outros remédios que você está tomando, converse com seu médico ou farmacêutico.

Exemplos de remédios que podem causar interações com o fluconazol são:

Medicamentos que não devem ser usados ​​com fluconazol

Existem certos medicamentos que você não deve usar com fluconazol. Quando usados ​​com fluconazol, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais perigosos. Exemplos desses medicamentos são:

Terfenadina. Quando usado com fluconazol em doses de 400 mg ou mais, este medicamento pode causar uma disfunção do ritmo cardíaco com risco de vida, conhecida como torsades de pointes.

Pimozida, claritromicina, eritromicina, ranolazina, lomitapida, donepezil, voriconazol e quinidina. Quando usados ​​com fluconazol, esses medicamentos também podem causar torsades de pointes.

Medicamentos que aumentam o risco de efeitos colaterais

Tomar fluconazol com certos medicamentos aumenta o risco de efeitos colaterais desses medicamentos. Exemplos desses medicamentos são:

Remédios para diabetes , como glibenclamida e glipizida. Aumento dos efeitos colaterais que podem causar baixo nível de glicose no sangue. Isso causa sintomas como sudorese e calafrios, tremores, pulso rápido, fraqueza, fome e tontura.
Varfarina. Aumento dos efeitos colaterais que podem causar hematomas, sangramentos nasais e sangue na urina ou nas fezes.
Fenitoína. Tomar este medicamento com fluconazol pode causar problemas de coordenação, fala arrastada e confusão. O seu médico medirá os níveis sanguíneos de fenitoína enquanto você estiver tomando fluconazol. É possível que o seu médico diminua a sua dose de fenitoína enquanto estiver tomando fluconazol.
Ciclosporina, tacrolimus e rapamicina. Aumento dos efeitos colaterais que podem causar danos nos rins. O seu médico verificará o seu sangue quanto a sinais de danos nos rins enquanto estiver tomando fluconazol. Se você mostrar sintomas de danos renais, seu médico poderá diminuir as doses desses medicamentos ou suspender completamente até que o tratamento com o fluconazol seja concluído.
Teofilina. Tomar este medicamento com fluconazol pode causar cãibras musculares, dor de cabeça, pressão arterial baixa e convulsões. O seu médico medirá os níveis sanguíneos de fenitoína enquanto você estiver tomando fluconazol.
Zidovudina. Aumento dos efeitos colaterais que podem causar dor de cabeça, cansaço, perda de apetite, náusea e vômito.
Medicamentos para a dor, como metadona e fentanil. Os níveis desses medicamentos podem aumentar em seu corpo quando tomados com fluconazol. Os aumentos dos efeitos colaterais causam: respiração mais lenta, confusão mental e sonolência.
Carbamazepina. Aumento dos efeitos colaterais que causam náusea, vômito, instabilidade, baixa contagem de células sanguíneas, erupção cutânea grave, insuficiência cardíaca e insuficiência hepática.
Certos bloqueadores dos canais de cálcio , como nifedipina, besilato de anlodipino, verapamil e felodipina. Aumento dos efeitos colaterais que causam pressão arterial baixa, tontura, confusão e dor de cabeça.
Certas estatinas, como atorvastatina e sinvastatina . Aumento dos efeitos colaterais que causam dor e fraqueza muscular e níveis altos de creatinina no sangue.
Drogas antipsicóticas, como clorpromazina, haloperidol e ziprasidona.
Antidepressivos, como citalopram, escitalopram e paroxetina.
Drogas do ritmo cardíaco , como amiodarona e dofetilida . Tomar fluconazol com esses medicamentos aumenta o risco de torsades de pointes.

Isenção de responsabilidade:

Nosso objetivo é fornecer as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como os medicamentos interagem de maneira diferente em cada pessoa, não podemos garantir que essas informações incluam todas as interações possíveis. Esta informação não substitui a consulta médica. Sempre fale com seu médico sobre as possíveis interações com todos os medicamentos que você toma bem como, vitaminas, ervas e suplementos e remédios, mesmo vendidos sem receita que você estiver tomando.

Contra indicações:

Fluconazol contra indicações
Diabetes

Doenças que diminuem a imunidade:

Se você tem câncer, HIV ou AIDS, é mais provável que você tenha uma erupção cutânea com o uso de fluconazol. O seu médico deve te monitorar de perto se você tiver uma erupção cutânea e descamação da pele.

ritmos cardíacos anormais:

O uso de fluconazol pode afetar o ritmo cardíaco. Se você já tem um ritmo cardíaco anormal, tomar fluconazol pode causar problemas perigosos no seu ritmo cardíaco.

Diabetes

A suspensão oral de fluconazol contém sacarose, um tipo de açúcar. Você não deve usar esta forma de fluconazol se tiver diabetes ou pre diabetes. Assim, fale com seu médico antes de tomar fluconazol se você tiver diabetes, que pode causar aumento da glicose no sangue.

Doentes renais

Se você tem doença renal ou histórico de doença renal na família, seus rins podem não ser capazes de remover o fluconazol do seu corpo corretamente. Isso pode aumentar os níveis de fluconazol no seu corpo e causar mais efeitos colaterais. Este medicamento também pode piorar a doença renal já existente.

Doenças do fígado

O fluconazol pode causar mais problemas no fígado. Se você já tem problemas no fígado, então converse com seu médico antes de tomar fluconazol.

Uso de fluconazol na gravidez

Uso de fluconazol na gravidez
Informe ao seu médico se está gravida ou pretende engravidar antes de tomar fluconazol

As pesquisas mostraram efeitos colaterais ao feto quando a mãe toma doses de 150 mg ou mais de fluconazol. Não foram realizados mais estudos para ter certeza se doses mais baixas de fluconazol podem afetar o bebe.

O fluconazol só deve ser usado durante a gravidez em casos graves para tratar uma infecção grave e perigosa na mãe. E só deve ser usado se o risco ao bebe for aceitável, dado o benefício do fluconazol.

Então, informe ao seu médico se estiver grávida ou tentando engravidar. Peça para que ele te informe sobre os danos específicos que podem ser causados ​​ao bebe.

Se uma mulher engravidar enquanto estiver tomando fluconazol, deve procurar imediatamente o seu médico.

Uso de fluconazol na amamentação

O fluconazol passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais na criança. Assim, informe ao seu médico se você está amamentando. Pode ser que o médico decida se é necessário parar de tomar o fluconazol ou continuar amamentando.

Uso de fluconazol por idosos

Os rins dos idosos podem não funcionar bem. Isso então pode fazer com que seu corpo processe os remédios mais lentamente. Como resultado, mais drogas permanecem no seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.

Uso de fluconazol em crianças

Crianças menores de 6 anos não devem tomar fluconazol. O uso e a dose devem ser determinados pelo seu médico.

Como tomar fluconazol

Para o tratamento da candidíase vaginal

Como tomar fluconazol
Como tomar fluconazol para candidíase

Para adultos (18 a 64 anos)

Dosagem comum: Dose única diária de 150 mg.

Para outros tipos de candidíase

Para adultos (18 a 64 anos)

Dosagem comum: Dependendo do tipo de infecção que você tem, a dose diária pode ser entre 50 mg e 400 mg.
Duração do tratamento: O tratamento pode durar até várias semanas.

Infantil (idades de 6 meses a 17 anos)

Dosagem comum: A dosagem depende do peso da criança e do tipo de infecção.
Duração do tratamento: A duração do tratamento depende da infecção tratada.

O uso deste medicamento não é indicado para bebês com menos de 6 meses de idade.

Prevenção da candidíase

Para adultos (18 a 64 anos)

Dosagem comum: 400 mg, tomados uma vez por dia.
Duração do tratamento: O tratamento pode durar várias semanas.

O uso de fluconazol para a prevenção da candidíase não foi aprovada para menores de 18 anos .

Tome fluconazol conforme prescrito por seu médico

O fluconazol comprimido oral é utilizado para tratamento a curto e longo prazo. Isso causa riscos se você não tomar como prescrito por seu médico.

Se você parar de tomar o fluconazol de repente ou não o tomar: a infecção pode não melhorar ou até mesmo piorar.

Se você perder as doses ou não tomar dentro do prazo: Então o medicamento pode não funcionar tão bem ou pode não funcionar completamente. Para que este remédio funcione bem, uma certa quantidade da droga precisa estar no seu corpo o tempo todo.

Se você tomar demais: você pode ter níveis altos e perigosos da droga no seu corpo. Os sintomas de uma overdose de fluconazol são:

  • Alucinações
  • Paranoia
  • Ritmo cardíaco anormal
  • Pele azulada
  • Diminuição da respiração

Se você está em dúvida se tomou fluconazol demais, então ligue para o seu médico ou procure uma emergência mais próxima imediatamente.

O que fazer se você perder uma dose

Tome a sua dose assim que se lembrar. Mas se você se lembrar apenas algumas horas antes da próxima dose programada, tome apenas uma dose. Nunca tente recuperar o atraso tomando duas doses ao mesmo tempo. Isso pode resultar em efeitos colaterais perigosos.

Fluconazol e álcool 

Você pode beber álcool quanto tomar dose única de 150 mg ?

Sim, não há problema em tomar um álcool com a dose única de fluconazol. Não há interações conhecidas entre álcool e fluconazol. ( 1 )

Obviamente, ao consumir álcool, deve sempre com moderação.

Quanto tempo leva para o Fluconazol fazer efeito?

Para infecções leves e não complicadas, o fluconazol é prescrito como uma dose única de 150 mg e geralmente ocorre uma melhora nos sintomas em um a três dias.

Se uma dose única não resolver completamente os sintomas ou a infecção for grave, o fluconazol pode ser prescrito em três doses consecutivas, com três dias de intervalo. Com este tratamento, espera-se que os sintomas melhorem dentro de uma a duas semanas.

Se os sintomas persistirem, apesar do tratamento adequado, o fluconazol pode ser prescrito para uso diário por dez a quatorze dias e até continuado uma vez por semana durante seis meses. ( 2 )

Advertências importantes

Insuficiência hepática. Fluconazol pode causar insuficiência hepática. O seu médico deve verificar a sua função hepática com exames de sangue enquanto estiver tomando fluconazol. Se você tiver insuficiência hepática ao tomar esse remédio, pode ser reversível, então quando você para de tomar sua função hepática volta ao normal.
Erupções cutâneas. Fluconazol pode causar uma erupção cutânea grave que pode causar morte. Você deve parar de tomar o medicamento se tiver qualquer erupção cutânea.
Ritmo cardíaco irregular. Fluconazol pode mudar a forma como seu coração bate. Isso te coloca em risco de torsades de pointes. Esse risco é maior se você nasceu com uma determinada mudança do ritmo cardíaco, tem baixo nível de potássio ou toma antipsicóticos ou certos antidepressivos.

Exoneração de responsabilidade:

Fizemos todos os esforços para garantir que todas as informações desse artigo sejam corretas, abrangentes e atualizadas. No entanto, este artigo não deve ser usado como um substituto de uma consulta médica.

Você deve sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento. As informações sobre o fluconazol desse artigo estão sujeitas a alterações e não se destinam a cobrir todos as indicações, modo de uso, precauções, contra indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas e reações alérgicas.

Não tome fluconazol sem prescrição médica, pois pode ser muito perigoso para sua saúde. Este medicamento é vendido apenas com receita médica.

Fontes:

LEIA TAMBÉM:

Um comentário em “Para que serve o fluconazol?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *