Por que não usar ducha íntima?
A ducha vaginal intima pode causar efeitos colaterais como queimação e irritação, além de várias complicações. Essas complicações podem piorar qualquer problema, e camuflar os sintomas de uma infecção, como vaginose ou candidíase, que podem causar mal cheiro ou corrimento vaginal.
Como é feita a ducha intima
A ducha vaginal intima é feita com uma seringa de borracha com uma cânula na ponta para lavar a vagina com água ou com alguma mistura para eliminar odores e “limpar” a vagina. Na maioria das vezes, a ducha é feita com água e vinagre, mas alguns produtos vendidos nas farmácias contêm bicarbonato de sódio ou iodo. Alguns também contêm antissépticos e fragrâncias.

A mistura é então esguichada para dentro da vagina. Depois disso o liquido sai naturalmente da vagina.
Muitas mulheres fazem uso da ducha vaginal com intenção de resolver vários problemas íntimos, como: eliminar cheiro desagradável, prevenir a gravidez, lavar o sangue menstrual, e até para evitar uma doença sexualmente transmissível (DST).
Mas a ducha intima não resolve nenhum desses problemas, ou evita qualquer doença ou gravidez.
Pode fazer ducha?
O American College of Obstetrics and Gynecology não recomenda que mulheres usem produtos na ducha higiênica. Sua vagina foi projetada para manter naturalmente o equilíbrio de pH saudável. Ela é cheia de bactérias, ou flora vaginal, que ajudam a evitar e combater todas as infecções e prevenir irritações.
Se você remover ou reduzir muito o número de bactérias boas na sua vagina, as bactérias ruins podem crescer. Isso pode causar a infecções, irritações e até complicações mais sérias.
Riscos da ducha higiênica
A ducha higiênica pode perturbar o ambiente natural da sua vagina. Você pode acabar tendo complicações que podem ser bastante graves:
Problemas na gravidez
Mulheres que usam a ducha intima regularmente tem mais probabilidade de ter parto prematuro, aborto espontâneo e outras complicações da gravidez. Usar duchas também pode levar a uma gravidez ectópica, e as mulheres que usam duchas podem ter dificuldade para engravidar.
Infecções
O equilíbrio das bactérias boas em sua vagina evitam que fungos e bactérias cresçam demais. Perturbar o equilíbrio natural pode fazer com que os fungos que causam a candidíase aumentem de quantidade. Isso pode causar a candidíase .
Da mesma forma, uma mulher que faz ducha intima tem cinco vezes mais probabilidade de ter vaginose bacteriana do que uma que não faz.
Algumas mulheres fazem uso das duchas na intenção de que a lavagem da vagina elimine uma infecção vaginal. Mas a ducha pode piorar a infecção. Fazer uso da ducha quando você tem uma infecção vaginal também pode espalhar a infecção para outras partes do seu sistema reprodutor.
Leia também: O que fazer para ACABAR com Vaginose
Doença inflamatória pélvica (DIP)
A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção que se desenvolve nos órgãos reprodutivos. A maioria dos casos é causada por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) .
A ducha aumenta o risco de DIP de uma mulher em 73 %. Um em cada oito mulheres com histórico de DIP têm dificuldade em engravidar.
Cervicite
Cervicite é uma inflamação do colo do útero. Assim como a DIP, a cervicite geralmente é resultado de DSTs, mas as mulheres que fazem uso da ducha vaginal também têm maior probabilidade de desenvolver essa infecção.
Conclusão:
Sua vagina é auto limpante. Ela foi criada para eliminar o sêmen, sangue menstrual e outros líquidos naturalmente. Você não precisa limpar ou lavar sua vagina com ducha ou qualquer outro método.
Se você estiver sentindo um cheiro anormal ou tiver alguma secreção ou corrimento, não use uma ducha intima. Em vez disso, marque uma consulta com seu médico ginecologista. O uso regular da ducha intima pode mascarar ou ocultar outros problemas mais sério. Também pode causar complicações mais sérias futuramente.
LEIA TAMBÉM:
- Balanite: Causas, Sintomas e Tratamentos
- Coceira na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamentos
- Como Acabar com a Candidíase Rápido?
- O que é um corrimento branco aguado?
- Dieta Para Candidíase: O que comer e evitar
Fontes:
- Centers for Disease Control and Prevention. (2017). Pelvic inflammatory disease (PID) – CDC fact sheet [Fact sheet].
cdc.gov/std/pid/stdfact-pid.htm - Douching. (2017).
womenshealth.gov/a-z-topics/douching - Fertility, family planning, and reproductive health of U.S. women: Data from the 2002 national survey of family growth. (2005).
cdc.gov/nchs/data/series/sr_23/sr23_025.pdf - Markham CM, et al. (2007). Factors associated with frequent vaginal douching among alternative school youth. DOI:
10.1016/j.jadohealth.2007.05.022 - Martino JL, et al. (2008). Vaginal douching: Evidence for risks or benefits to women’s health.
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2567125/ - Mayo Clinic Staff. (2014). Cervicitis: Definition.
mayoclinic.org/diseases-conditions/cervicitis/basics/definition/con-20026738 - Mayo Clinic Staff. (2016). Vaginitis: Self-management.
mayoclinic.org/diseases-conditions/vaginitis/manage/ptc-20258751 - Office on Women’s Health. (2015). Douching [Fact sheet].
womenshealth.gov/files/documents/fact-sheet-douching.pdf - Ott MA, et al. (2009). Beyond douching: Use of feminine hygiene products and STI risk among young women. DOI:
10.1111/j.1743-6109.2008.01152.x - Ross E. (2015). Feminine odor problems? What every woman needs to know.
health.clevelandclinic.org/2015/03/feminine-odor-problems-what-you-should-know-about-douching/ - Vulvovaginal health. (2015).
acog.org/Patients/FAQs/Vulvovaginal-Health
10 comentários em “Por que NÃO usar Ducha Higiênica ?”
Os comentários estão desativados.