Por Que Seus Mamilos Ficam Duros?

Poe que seus mamilos ficam duros?

Não há motivo para se preocupar quando seus mamilos ficam “duros”. Os mamilos tem várias formas e tamanhos e, dependendo do tamanho e da posição do mamilo, alguns podem ficar sempre duros ou não. A sensibilidade dos seus mamilos aos estímulos é geneticamente predeterminada. (Observação: os mamilos que nunca ficam duros são chamados de mamilos planos ou invertidos.)

Se você ficar envergonhada a ponto de não querer tirar a camisa em uma aula de ginástica ou na praia, converse com seu médico.

Agora, se o seus mamilos de repente ficarem retraídos ou invertidos, ou se você notar secreção , covinhas, dor ou caroço, é importante consultar um médico e descobrir o motivo.

E se seus mamilos não estão apenas duros, mas doloridos por um longo período de tempo (versus durante certas partes do seu ciclo menstrual), procure seu médico, pois isso pode ser indicativo de um problema de saúde maior que precisa ser resolvido.

Você provavelmente não passa muito tempo pensando em seus mamilos – até que eles chamem a atenção de algum curioso.

Talvez seja quando você está malhando sem sutiã e de repente, é como se houvesse um par de faróis acesos nos seus peitos. Ou talvez toda vez que a temperatura cair abaixo de um certo grau, você sinta que eles fiquem mais  duros.

Mas o que realmente faz com que seus mamilos fiquem duros?

Assim como duas mulheres não têm exatamente o mesmo formato dos seios , os mamilos também respondem da mesma forma a diferentes cenários. Mas, anatomicamente, há uma razão geral pela qual eles ocasionalmente fiquem duros.

A ciência explica por que os mamilos ficam duros

Anatomia: Abaixo do mamilo e da aréola (a área ao redor do mamilo), existem pequenos músculos que se contraem e puxam a pele e empurram o mamilo para fora. Em resposta a qualquer tipo de estimulação, o sistema nervoso simpático – parte da fiação neural do corpo, que faz seu coração disparar,  sua pele arrepiar e as palmas das mãos suarem – envia sinais para os nervos nesses minúsculos músculos que fazem com que se contraiam.

Claro, esse estímulo pode ser sexual. Você provavelmente já sabe que seus mamilos são uma zona erógena sensível .

Excitação: Seja por estimulação física (por exemplo, toque) ou estimulação psicológica (por exemplo, fantasiar sobre algo 🔥) – desencadeia certas partes do seu cérebro que “fazem com que os músculos dos mamilos fiquem eretos, semelhante ao efeito que esses sentimentos de excitação podem ter sobre seus órgãos genitais “. Na verdade, um estudo descobriu que a estimulação do mamilo nas mulheres ativava o córtex sensorial genital, a mesma parte do cérebro ativada pela estimulação do clitóris, vagina e colo do útero.

E assim como um clitóris ou pênis, os mamilos são compostos de tecido erétil, um tipo de tecido que recebe uma tonelada de fluxo sanguíneo. Quando o córtex sensorial genital é ativado, o fluxo sanguíneo pode fazer com que o tecido fique mais duro ou mais rígido. (Aliás, é possível ter um orgasmo mamilo) 

Mas a estimulação não se trata apenas de excitação. Se seus mamilos ficam duros como pedras quando a temperatura cai, esses minúsculos músculos sob a pele se contraem para prender o ar quente próximo à pele e perder menos calor da radiação que sai de sua pele “É por isso que a aréola também se contrai quando o mamilo é exposto ao frio. A pele contraída empurra o mamilo para fora.”

Às vezes, nem se trata de estimulação. Os hormônios também podem deixar seus mamilos duros quando não há outra razão óbvia. “Durante o período ou mesmo a ovulação, as mudanças nos níveis de hormônio – especialmente estrogênio – podem fazer com que seus mamilos se tornem mais sensíveis ou até mesmo mais propensos a ficarem mais duros”.

Outras alterações nos mamilos relacionadas aos hormônios começam na gravidez e continuam durante a amamentação. “Durante a gravidez, o hormônio progesterona causa a formação de mais lóbulos de leite e sistemas de dutos”. E durante os estágios finais da gravidez, muitos outros hormônios fazem com que a aréola fique maior e o mamilo fique ereto em preparação para a amamentação. “Durante a amamentação, a estimulação mecânica do mamilo do bebê faz com que o corpo libere oxitocina; esse hormônio atua nas glândulas de leite para se contrair e empurrar o leite para o bebê”.

Fontes:

 

LEIA TAMBÉM: