Quais são os sintomas da candidíase no homem?

Quais são os sintomas da candidíase no homem

O que é candidíase masculina

A candidíase é um tipo de infecção causada pelo fungo Candida albicans , que pode se desenvolver na boca e na garganta, na pele ou especificamente nos órgãos genitais, os sintomas de candidíase masculina são bastante desagradáveis e irritantes. Leia mais para saber quais são os sintomas da candidíase no homem. 

Conteúdo:

As infecções fúngicas nos órgãos genitais são mais comuns nas mulheres, mas também ocorrem nos homens.

A candidíase masculina pode atingir a cabeça do pênis e são mais comuns em homens não circuncidados. Isso ocorre porque as condições sob o prepúcio estimulam a colonização do fungo.

Sintomas de candidíase no homem

A candidíase masculina causa à balanite , que é a inflamação da ponta (glande) do pênis. Os sintomas típicos da candidíase no homem são:

  • Vermelhidão, coceira e queimação na cabeça do pênis e sob o prepúcio
  • Corrimento branco no local da infecção semelhante ao queijo cottage
  • Cheiro desagradável
  • Dificuldade em puxar o prepúcio
  • Dor e irritação quando você faz sexo
  • Dor ao urinar

O que provoca a candidíase no homem?

A maioria dos casos de candidíase masculina é causada pelo fungo Candida albicans . Uma das causas mais comuns da candidíase masculina no pênis é a relação sexual sem proteção com uma mulher que tem candidíase.

A Candida albicans é um fungo residente natural do seu corpo. Em um ambiente quente e úmido, o fungo, que é oportunista, pode crescer mais rápido do que as defesas imunológicas do seu corpo podem combate-lo. Isso então pode levar ao crescimento excessivo do fungo.

Os locais em que a candidíase ataca são:

Boca, garganta e esôfago – conhecidas como candidíase oral
Dobras na pele, nas axilas ou entre os dedos
Embaixo do prepúcio e na cabeça do pênis

O que provoca a candidíase no homem é:

  • Falta de higiene
  • Obesidade, uma vez que as dobras na pele criam um bom ambiente para a candidíase
  • Diabetes mellitus , porque a glicose alta no sangue pode ajudar a procriar uma infecção fúngica
  • Sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças graves, como HIV , tratamentos contra o câncer ou uso de medicamentos imunossupressores , por exemplo.
  • Uso prolongado de antibióticos
  • Sexo sem proteção com uma parceira contaminada

Como tratar a candidíase masculina?

Como tratar a candidíase masculina?
A candidíase masculina pode ser tratada com cremes e pomadas vendidas sem receita

Se você já reconheceu os sintomas de candidíase masculina, pode tratar com creme antifúngico tópico vendido sem receita. A aplicação é normalmente feita duas vezes ao dia. A maioria dos cremes antifúngicos é bem tolerada. É provável que você não tenha efeitos colaterais sérios. Verifique a bula, no entanto, e pergunte ao farmacêutico sobre possíveis efeitos colaterais.

Os cremes e pomadas para candidíase masculina vendidas sem receita são:

  • Miconazol 
  • Imidazol 
  • Clotrimazol

Um creme corticosteroide, além do creme antifúngico, pode ajudar a aliviar a coceira e inchaço. Mas você deve perguntar ao farmacêutico sobre o uso do creme corticosteroide, pois pode aumentar a infecção ou até piorar.

Agora, os casos de candidíase masculina graves no pênis podem precisar usar um antifúngico oral, como o fluconazol, vendido com receita médica.

Quanto tempo dura a candidíase masculina?

 

Se a candidíase for tratada precocemente e responder bem aos medicamentos antifúngicos, então poderá curar em uma semana.

Se você é sexualmente ativo, sua parceira também deve ser tratada para evitar a reinfecção. Sua parceira deve ser tratada independentemente de ter ou não a infecção.

Se você tiver candidíase recorrentes e descartar as causas como falta de higiene e contato sexual, então procure um médico para saber outras causas possíveis. Você pode ter uma doença que esteja causando o problema, como o diabetes por exemplo.

Os homens geralmente têm muito menos probabilidade de ter candidíase do que as mulheres, mas é importante saber os sintomas de candidíase no homem e reconhecer suas causas.

Depois que a infecção desaparecer, siga estas dicas para evitar que a candidíase volte:

  • Puxe o prepúcio e lave a cabeça do seu pênis com água e sabão todos os dias.
  • Não use desodorantes, talco, sabonetes perfumados ou produtos para lavar o corpo no pênis e no prepúcio, pois podem causar irritação.
  • Use roupas de baixo folgadas de algodão para não criar um ambiente quente e úmido. Evite cuecas apertadas ou shorts de nylon e jeans justos.
  • Use camisinha para reduzir as chances de ter uma nova infecção.

Conclusão:

Candidíase masculina no pênis é incomum. Ela pode ser causada pela falta de higiene ou sexo sem preservativo com uma parceira que tenha candidíase vaginal. Os sintomas são pequenas manchas brancas e vermelhidão na pele do pênis,  coceira ou queimação. Na maioria dos casos, pomadas e cremes antifúngicos tópicos vendidos sem receita podem tratar a infecção.

Se você não tiver resultado com as pomadas e cremes vendidos sem receita, então consulte um médico urologista. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado e o tratamento começar, maior será a probabilidade de evitar complicações.

Não faça o diagnóstico e inicie o tratamento por conta própria. Se tiver sintomas de candidíase, consulte um médico.

Esse artigo é meramente informativo e não tem a intenção de substituir a consulta médica. Não tome ou use remédios sem prescrição, fale com o farmacêutico ou consulte um médico.

Fontes:

Um comentário em “Quais são os sintomas da candidíase no homem?”

Os comentários estão desativados.