Quantos Dias pode Durar a Candidíase?

O tempo que candidíase pode durar depende da gravidade da infecção, em casos mais leves pode durar apenas 3 dias e em casos mais graves até 15 dias com tratamento correto.

Quantos Dias pode Durar a Candidíase

Compartilhe nas redes sociais!

Quanto tempo pode durar a candidíase?

Quantos dias pode durar a candidíase depende de dois fatores: da gravidade da infecção e de como é tratada.

Infecções leves podem desaparecer em apenas três dias. Às vezes, nem precisam de tratamento. Mas infecções moderadas a graves podem levar de uma a duas semanas para serem eliminadas.

O tratamento da candidíase com cremes e pomadas vendidos sem receita ou os remédios caseiros geralmente resolvem bem as infecções leves, mas não são tão poderosos quanto os remédios prescritos por um médico. Se você tiver uma candidíase grave, poderá ter os sintomas por mais tempo se fizer um tratamento mais suave.

Em casos raros, a candidíase pode desaparecer sem tratamento. No entanto, você ainda precisará restaurar o equilíbrio natural dos fungos e das bactérias boas da sua vagina. As infecções não tratadas corretamente também são mais propensas a se repetir e tornar recorrentes. Além disso aumenta a gravidade da infecção.

Infecção leve

Se os sintomas forem leves, você poderá se livrar da infecção com remédios caseiros em até 3 dias. 

Mulheres que tem infecções pouco frequentes a leves e moderadas podem curar a candidíase com cremes e pomadas vendidos sem receita. Mas se você tiver infecções crônicas ou recorrentes, converse com seu médico sobre as opções de tratamento mais fortes.

Os medicamentos antifúngicos conhecidos como azóis são o tratamento de primeira linha para infecções fúngicas. Os tratamentos de curta duração geralmente levam de três e sete dias.

Infecções graves

Se a candidíase for mais grave, então esqueça os remédios caseiros e os medicamentos vendidos sem receita e consulte seu médico. Você precisará de medicação mais forte para curar a infecção.

Como no tratamento de curta duração, os azóis são a medicação padrão a longo prazo. O seu médico provavelmente prescreverá o uso da medicação por 7 ou 14 dias.

Embora o fluconazol seja normalmente usado como medicamento a longo prazo, ele também pode ser prescrito como uma dose oral única. Se a infecção for grave, então o médico poderá prescrever duas ou três doses distribuídas ao longo do tempo do tratamento.

O fluconazol é um medicamento forte. Uma dose única forte pode causar efeitos colaterais. Por isso só  use se indicado por seu médico.

Conclusão:

Se a candidíase não curar dentro de uma semana ou duas, consulte seu médico. O tratamento que você fez pode não ter sido forte o suficiente para eliminar a infecção e pode ser necessária outro tipo de medicação.

Você também deve consultar seu médico se a infecção retornar dentro de dois meses. Infecções recorrentes não são incomuns. Mas ter mais de uma infecção em um ano pode ser um sinal de outro problema, como diabetes ou gravidez.

Fontes:

 

LEIA TAMBÉM: