Remédio Caseiro para Candidíase Feminina

12 remédios caseiros para tratar a candidíase em casa.

Compartilhe nas redes sociais!

Tratamento caseiro para candidíase da mulher

A candidíase é uma infecção vaginal causada por fundos ou leveduras quando há um crescimento excessivo desse fungo que vive naturalmente na vagina, chamado Candida albicans, segundo a Clinica Mayo, as mulheres podem tratar a candidíase com remédios caseiros.

Mas se você tiver infecções recorrentes de candidíase, então converse com seu médico sobre outras maneiras de tratar essa infecção e evitar que ela volte.

Leia mais para saber como fazer o remédio caseiro para candidíase feminina com materiais que você tem na sua dispensa ou no seu quintal.

Índice:

A candidíase feminina provoca irritação, inflamação, coceira, dor e corrimento. A maioria das mulheres terá uma infecção causada por candidíase durante a vida.

Se é a primeira vez que você tem os sintomas de candidíase, você deve marcar um ginecologista para verificar se realmente tem uma infecção e não outro problema de saúde.

Alguns desses remédios usam ingredientes que você já pode ter em sua casa. Sua eficácia varia de pessoa a pessoas, o sucesso no tratamento vai depender da sua persistência.

1- Remédio caseiro para candidíase feminina com ácido bórico

remédio caseiro para candidíase feminina
Remédio caseiro para candidíase feminina – Ácido bórico

O ácido bórico é uma substância química que possui propriedades antivirais, anti-sépticas e antifúngicas leves, que ajudam a matar fungos e vírus. De acordo com um estudo realizado em 2009, o uso tópico do ácido bórico teve resultados positivos como um tratamento caseiro para candidíase [1] .

Modo de usar:

  • Antes de tudo, dilua um pouco de ácido bórico em água fria. Depois disso, aplique na vagina, deixe agir por alguns minutos e finalmente lave com água. Faça esse tratamento caseiro por duas semanas.

Nota : Como o ácido bórico pode ser tóxico, não pode ser usado por um longo período de tempo ou tomado via oral. Além disso, as mulheres grávidas não devem usar ácido bórico para tratar a candidíase.

2- Iogurte

Um dos remédios caseiros mais conhecidos para tratar a candidíase é sem duvida o iogurte. 

O iogurte tem Lactobacillus acidophilus que pode ajudar a controlar o desenvolvimento da infecção [2] . E por ser considerado um probiótico, que contém bactérias vivas, como Lactobacillus acidophilus, isso ajuda a evitar o crescimento excessivo de Candida que é causado pelo desequilíbrio.

Modo de usar:

  • Aplique o iogurte natural ou grego (sem açúcar, que alimenta o crescimento do fungo Candida ou sabor) na vagina com ajuda de uma seringa sem agulha ou aplicador vaginal. Agora, deixe agir por cerca de 30 a 40 minutos, ou durante a noite, nesse caso use um absorvente para evitar que o remédio vaze.
  • Mergulhe um tampax ou OB no iogurte, de forma que fique bem ensopado. Depois disso, aplique na vagina e deixe agir por 2 horas. Repita 2 vezes ao dia.
  • Tome iogurte ( sem açúcar ) diariamente 

A aplicação de iogurte alivia a coceira imediatamente, logo na primeira aplicação. Além disso é um tratamento totalmente natural. 

Nem todo iogurte é criado da mesma forma. Verifique os ingredientes para se certificar de que contém lactobacillus. Mas lembre de sempre usar iogurte natural ou grego. Mesmo iogurte de baunilha tem açúcar. 

3- Óleo de coco

Remédio Caseiro para Candidíase Feminina
Remédio Caseiro para Candidíase Feminina – Óleo de coco

Um dos melhores remédios caseiros e mais fáceis de usar para candidíase é a aplicação de óleo de coco . Segundo estudos esse óleo possui propriedades antifúngicas, que podem ajudar a matar os fungos que causam a candidíase [3] . A aplicação diária de óleo de coco reduz o crescimento excessivo dos fungos, que causam a irritação e a infecção.

Modo de usar:

  • Aplique uma boa quantidade de óleo de coco ( sem aroma ) na vagina 3 vezes ao dia. Você também pode misturar com óleo de canela, em partes iguais para aliviar a dor e queimação.

Nota: use somente óleo de coco natural, sem conservantes ou aromas, como os usados para pele e cabelos.

4- Remédio caseiro para candidíase vinagre

Remédio Caseiro para Candidíase Feminina
Remédio Caseiro para Candidíase Feminina – Vinagre de maçã

Para esse tratamento caseiro você pode usar tanto o vinagre branco quanto o vinagre de maçã, pois os dois têm alguns componentes distintos. Segundo estudos, o vinagre pode realmente matar os fungos que causam a candidíase [4]. Além ,disso, pode ser usado não só internamente, mas também externamente, pois possui fortes propriedades antifúngicas [5] .

Modo de usar:

  • Via oral: Misture 2 colheres de vinagre de maçã em um copo de água morna, adoce com mel a gosto. Tome 2 vezes ao dia.
  • Banho de assento: Misture meio litro de água morna e 4 colheres de vinagre em uma bacia. Sente-se nessa água por 15 a 20 min.
  • Uso externo: Outra opção é diluir o vinagre de maçã ou o vinagre branco com a água pura. Aplique externamente na na vagina. Deixe descansar por cerca de 30 minutos antes de enxaguar com água.

5- Remédio caseiro para candidíase com alho

Outro remédio caseiro para a candidíase é alho, estudos confirma sua eficácia [6] . Pois tem um forte efeito antifúngico contra a Candida. Além disso é um remédio caseiro fácil de fazer e realmente acaba com a infecção [7] . O alho também possui componentes antibacterianos, antibióticos naturais e antifúngicos, muito bons para o tratamento de qualquer tipo de candidíase. Acima de tudo, o alho fortalece sua imunidade para evitar recorrências da infecção.

Modo de usar:

  • Esmague 2 dentes de alho e misture 2 gotas de óleo de coco. Aplique essa pasta na vagina e deixe agir por 20 min. Leve em seguida.
  • Coma 2 ou 3 dentes de alho frescos ou tome cápsulas de alho. Faça isso junto com a aplicação da pasta de alho.

6- Óleo de melaleuca 

Remédio Caseiro para Candidíase Feminina
Remédio Caseiro para Candidíase Feminina – Óleo de melaleuca

O ou malaleuca ou óleo da arvore do chá contém propriedades antifúngicas naturais, que são eficazes e poderosas para tratar a candidíase feminina naturalmente. Muitos estudos mostraram que o óleo da árvore do chá elimina a cepa comum do fungo Candida albicans. [ 8  , 9 ]

Modo de usar:

  • Dilua o óleo de melaleuca em partes iguais com óleo de coco, amêndoas ou azeite de oliva. Aplique o remédio na vagina com ajuda de uma seringa sem agulha. Da mesma forma, você também pode mergulhar um absorvente interno na solução e aplicar durante a noite.

Nota: O óleo de melaleuca não é recomendado para mulheres grávidas, pois algumas das propriedades do óleo da árvore do chá podem ser prejudiciais ao bebe.

7- Óleo de orégano

O óleo de orégano é um dos melhores remédios caseiros para aliviar os sintomas da candidíase, isso por que tem fortes propriedades antifúngicas. Os componentes fenólicos conhecidos como timol e carvacrol, são potentes fungicidas que matam o fungo que causa a infecção. Segundo estudos o óleo de orégano selvagem pode ajudar a parar ou retardar o crescimento de Candida albicans [10  11 ] . Além disso, fortalece sua imunidade para ajudar a combater a infecção. Você encontra óleo de orégano nas lojas de produtos naturais.

Modo de usar:

  • Dilua 3 a 5 gotas de óleo essencial de orégano em 30 ml (duas colheres de sopa ) de óleo de coco, amêndoas ou azeite de oliva, aplique na vagina com uma seringa sem agulha. Deixe agir por alumas horas. Use um absorvente para evitar que o remédio vaze. 
  • Da mesma forma que descrita acima, faça a aplicação com um absorvente interno.

8- Calêndula

O óleo de calêndula possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam na cicatrização de feridas, e alivia os sintomas da candidíase como coceira. Também tem efeito anti-séptico. 

Um estudo de 2008 [ 12 ] analisou como o óleo essencial de calêndula afeta diferentes cepas de Candida. Eles descobriram que é mais eficaz que a nistatina (um medicamento antifúngico comum) na inibição do crescimento de sete linhagens diferentes de Candida: Candida albicans, Candida glabrata, Candida tropicalis, Candida dubliniensis, Candida parapsilosis, Candida guillermondi e Candida crusei .

  • Você pode aplicar o óleo de calêndula na pele em volta da vagina comprar  pomadas ou spray. Mas recomendamos usar o óleo essencial somente diluído, pois o extrato é muito forte. Você encontra produtos de calêndula nas lojas de produtos naturais.
  • Banho de assento ou ducha vaginal: Prepare um chá de flores secas ou compre o chá em saquinhos. Depois de preparar o chá, coe, aguarde até que a temperatura fique confortável e usando uma bacia, sente-se no chá por 15 a 20 min. Para fazer a ducha, faça o mesmo procedimento.

Nota: Não indicado para mulheres grávidas.

9- Hamamélis 

Atualmente, o hamamélis é o ingrediente principal em vários produtos e cosméticos para cuidados com a pele. As propriedades calmantes do hamamélis funciona para vários problemas da pele. O hamamélis contém uma propriedade adstringente que ajuda a manter o equilíbrio do pH da sua pele. Esta qualidade do hamamélis faz com que o hamamélis seja um ótimo remédio caseiro para candidíase. Estudos confirmam que ele pode matar várias bactérias comuns na pele, como Candida albicans e Staphylococcus aureus. [ 13 ] .

Modo de usar:

  • Ferva um punhado de folhas de hamamélis na água por cerca de 10 a 15 minutos e deixe a mistura esfriar. Coe a mistura e descarte as folhas. Lave as áreas afetadas do corpo várias vezes ao longo do dia. Você também pode usar o chá em saquinhos e fazer banhos de assento.

10- Água oxigenada

A  água oxigenada ou peróxido de hidrogênio é um bactericida e anti séptico que pode matar o fungo que causa a candidíase [14] . Além disso, ajuda a remover as células mortas da pele vaginal que ficam cobertas pelos micróbios causadores de infecção [15] .

Modo de usar:

  • Ducha vaginal: Misture duas colheres de sopa ( 30 ml ) de água oxigenada 10 volumes em meio copo de água ( 100 ml ). Use com uma ducha vaginal diariamente.

11- Remédio caseiro para candidíase com bicarbonato

Banhos de assento de bicarbonato de sódio podem aliviar os sintomas da candidíase, como: coceira, queimação e inchaço.
O bicarbonato de sódio também tem efeito positivo no pH vaginal. Um estudo de 2014 descobriu que o bicarbonato de sódio mata as células de Candida que causam a candidíase. [ 16 ]

Modo de usar:

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna, coloque em uma bacia, e sente-se por 10 a 20 min. Faça isso diariamente.

12 – Mel

O mel pode combater infecções fúngicas devido a suas propriedades antivirais e antibacterianas [17  18] . De acordo com um estudo de 2012, uma mistura contendo iogurte grego e mel de abelha foi mais eficaz do que pomadas antifúngicas vendidas sem receita para tratar a candidíase [19] .

  • Misture iogurte grego com mel e com ajuda de um aplicador, insira na vagina a noite. Use um absorvente para não vazar. Lave-se com água no dia seguinte.
  • Passe mel em torno da abertura da vagina e deixe agir por cerca de 10 a 15 min. Depois disso, tome um banho e seque-se bem.

Conclusão:

Embora esses remédios caseiros para candidíase possam resolver o problema, talvez você precise consultar um médico se tiver certos sintomas. Esses sintomas são:

  • Dor ou queimação durante o sexo ou a micção
  • Dor na área genital ou região pélvica
  • Vermelhidão ou inchaço genital
  • Bolhas ou manchas estranhas na sua vulva
  • Corrimento vaginal incomum, especialmente corrimento verde, amarelo ou cinza
  • Corrimento espumoso ou semelhante ao queijo cottage
  • Odor desagradável

Normalmente, o médico perguntará sobre seus sintomas e analisará seu histórico médico. Eles podem realizar um exame pélvico , para examinar sua vulva e vagina.

Esse artigo é meramente informativo e não tem intenção de substituir a consulta médica. Todos os remédios caseiros mostrados nesse artigo são baseados nos estudos citados.

LEIA TAMBÉM:

Um comentário em “Remédio Caseiro para Candidíase Feminina”

Os comentários estão desativados.