Remédio Caseiro para Candidíase Masculina

De alho a bicarbonato, vinagre até iogurte, os melhores remédios caseiros para candidíase masculina.

remedio caseiro para candidiase masculina

Qual melhor remédio caseiro para candidíase masculina?

A candidíase masculina se desenvolve na boca , garganta , pele e também nos órgãos genitais e pode ser tratada com remédios caseiros e naturais. Se você tem sintomas de candidíase, pode usar esses remédios caseiros sem preocupação, pois todos são totalmente naturais e sem contra indicações. 

Muitas pessoas pensam que a candidíase é apenas um problema de saúde das mulheres, mas a candidíase, (causada pelo fungo Candida albicans), também pode afetar os homens. 

A principal causa da candidíase masculina é o contato sexual. Ter relações sexuais desprotegidas com uma mulher com candidíase pode contaminar você. Embora não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível (DST) , a candidíase passa de pessoa para pessoa. Não é considerado DST devido à baixa porcentagem de infecções transmitidas dessa forma.

Índice:

1- Óleo de melaleuca

Remédio Caseiro para Candidíase Masculina
Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca tem muitas propriedades curativas. Estudos mostraram que o óleo de melaleuca tem propriedades antibacterianas, anti-protozoários, antifúngicos e antivirais. Especificamente, as propriedades antifúngicas servem para tratar infecções fúngicas quando aplicadas sobre e ao redor da cabeça do pênis. O óleo da árvore do chá é vendido em forma de óleo essencial (puro e concentrado), que é muito forte. Se você comprar óleo puro da árvore do chá, dilua-o em azeite em partes iguais.

2- Iogurte

O iogurte é um probiótico natural. Comer iogurte aumenta a quantidade de bactérias boas no seu intestino e no seu corpo, que combaterá infecções como candidíase masculina. Você também pode aplicar iogurte natural, (sem açúcar ou sabor) diretamente na área afetada. Mas compre somente iogurte com bactérias vivas, de preferência iogurte grego. 

Aplique uma boa quantidade de iogurte na região afetada e deixe agir por uma noite. Isso alivia a coceira e ajuda na recuperação natural do seu corpo.

3- Alho para candidíase

Alho para candidíase
Alho para candidíase

O alho é conhecido por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. Um estudo comparou o alho  ao clotrimazol (uma pomada vendida em farmácia para candidíase masculina) com um creme feito com tomilho e alho. Nesse estudo, descobriu que o tomilho junto com o alho praticamente não tem efeitos colaterais, e surpreendentemente tem mesmas capacidades de cura que o remédio. Além disso, comer mais alho tem muitos benefícios para sua saúde.

Triture alguns dentes de alho e misture em partes iguais com tomilho em pó. Aplique esse remédio caseiro na candidíase. Outra opção e misturar com algumas gotas de óleo de coco e fazer a pasta.

4- Candidíase tratamento caseiro vinagre

Candidíase tratamento caseiro vinagre
Candidíase tratamento caseiro vinagre

O vinagre de maçã funciona como um antifúngico contra a Candida . Pode ser aplicado à área topicamente. O cheiro forte pode incomodar a princípio, mas o cheiro de vinagre evapora com o passar do tempo. Se queimar, misture com um pouco de água antes de aplicar.

Outra opção é diluir o vinagre de maçã ou o vinagre branco em a água pura e morna. Aplique direto na área afetada. Deixe descansar por cerca de 30 minutos antes de enxaguar.

5- Óleo de coco

Remédio Caseiro para Candidíase Masculina
Óleo de coco

O óleo de coco é usado como remédio natural e caseiro para candidíase por que quando seu corpo digere o ácido láurico do óleo de coco, forma uma substância chamada monolaurina . Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem matar patógenos nocivos, como bactérias, vírus e fungos, incluindo o que causa a candidíase.

Estudos ( 1 , 2 ) em tubo de ensaio mostram que essas substâncias ajudam a matar a bactéria Staphylococcus aureus, que causa infecções por estafilococos, e a levedura Candida albicans , que causa a candidíase masculina.

Aplique óleo de coco na área afetada 3 vezes ao dia. Em caso de dor, misture partes iguais de óleo de coco e óleo de canela, que tem efeitos analgésicos e aplique. 

6- Calêndula

Remédio Caseiro para Candidíase Masculina
Flor de calêndula

A flor da calêndula tem propriedades anti flamatórias e anti fúngicas. ( 3 ) Assim é um ótimo remédio caseiro para candidíase masculina. A calêndula é usada há séculos em sopas e ensopados para combater doenças ( 4 ) e suas flores são usadas como medicamento caseiro e natural no tratamento de inflamações e feridas na pele ( 5 ). Em um estudo, o óleo das flores da calêndula apresentaram os mesmos efeitos da nistatina, um remédio comum para tratar a candidíase. ( 6 )

Amasse algumas flores de calêndula e esfregue delicadamente na área afetada. Outra opção e misturar o óleo essencial de calêndula com óleo de coco ou de amêndoas e aplicar diretamente na área.

7- Folhas de oliveira

Remédio Caseiro para Candidíase Masculina
Folhas de Oliveira

Em um estudo feito em tubo de ensaio, a atividade da oleuropeína, um fenol complexo presente em grandes quantidades nas folhas da oliveira, contra o patógeno fúngico oportunista Candida albicans . Verificou-se que a oleuropeína possui atividade antifúngica. ( 7 )

Lave bem algumas folhas de oliveira e encha até 3/4 de um vidro, limpo e com tampa. Adicione, vinagre de maçã ou vinagre branco ou álcool ou até mesmo vodca para completar o vidro. Deixe em infusão em local escuro por 6 a 8 semanas. Depois disso, coe a tintura e aplique esse remédio caseiro na candidíase.

Coloque algumas folhas de oliveira em uma caneca de água quente e deixe abafado por 20 min. Depois disso, adoce a gosto com mel e tome 2 a 3 vezes ao dia.

8- Manjericão 

Um estudo comprovou que o ácido rosmarínico, o polifenol bioativo nas ervas como manjericão (Ocimum basilicum) , orégano (Origanum vulgare) , sálvia (Salvia officinalis) e Melissa officinalis , foi identificado como um inibidor da da Candida albicans( 8 ). Outro estudo, comprova que os óleos essenciais de manjericão e alecrim agem agentes antibacterianos ( 9 ).

Misture partes iguais de óleo essencial de manjericão com óleo de coco ou amêndoas e aplique diretamente na área. Da mesma forma, banhar a área afetada com chá de manjericão ajuda a impedir o crescimento da candidíase.

9- Bicarbonato de sódio

remédio caseiro para candidíase masculina
Bicarbonato de sódio

Os banhos de bicarbonato de sódio são uma maneira barata, segura e, muitas vezes, eficaz de cuidar da sua pele e a candidíase.

O bicarbonato de sódio pode aliviar os sintomas da candidíase , como: coceira, queimação e inchaço. O bicarbonato de sódio também pode ter um efeito positivo no pH vaginal.

Um estudo de 2014 descobriu que o bicarbonato de sódio mata as células da Candida que causa a candidíase ( 10 ). Bicarbonato de sódio também tem antifúngico para outras infecções.

Misture 2 ou 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo de água fria. Lave a área afetada com a mistura 2 a 3 vezes ao dia. Ou faça um banho de assento, com 3 colheres de sopa de bicarbonato em 1 litro de água fria em uma bacia. Sente-se no banho por 20 a 30 min diariamente.

10 – Ácido bórico

O ácido bórico não só é antiviral e antifúngico, mas também trabalha para tratar a Candida albicans e as cepas de levedura mais resistentes à Candida glabrata. De acordo com um estudo realizado em 2009, usar o ácido bórico topicamente teve resultados positivos para o tratamento da candidíase. ( 11 )

Dilua um pouco de ácido bórico em água e aplique diretamente na área. Deixe agir por alguns minutos e lave bem em seguida com água.

Conclusão:

Embora menos comuns que a candidíase vaginal , as infecções por fungos ou candidíase masculina pode ser igualmente desconfortável.

Se você sentir os sintomas de candidíase, consulte seu médico para saber as opções de tratamento, incluindo os remédios caseiros acima.

Se a sua parceira sexual também tiver sintomas, peça a ele que procure um médico e tenha relações sexuais protegidas até que ambos tenham se curado completamente.

Esse artigo é baseado nos estudos citados acima e não tem intenção de substituir a consulta médica. Antes de usar qualquer remédio caseiro, consulte sempre seu médico.

LEIA TAMBÉM: