Sintomas de Candidíase

Os principais sintomas de candidíase genital feminina e masculilna

sintomas de candidíase

Compartilhe nas redes sociais!

Como saber se você está com candidíase?

Quando falamos em candidíase logo vem a mente o tipo mais comum, a vaginal, mas a doença também ataca os homens e outras partes do corpo, como boca, virilha, mamilos e pele, nesse artigo veremos os sintomas de candidíase genital, tanto masculina quanto feminina.

A candidíase é um problema comum, estima-se que 75% das mulheres terão a infecção em algum momento da sua vida. Já a ocorrência nos homens é bem menor, mas não estão isentos.

A candidíase é causada por um fungo, conhecido como Candida Albicans, que dá o nome a doença. Esse fungo vive normalmente no nosso corpo, sem causar nenhum problema, mas quando determinadas condições são favoráveis, ele pode sair de controle e causar os sintomas que veremos abaixo.

Se a candidíase não for tratada, principalmente a vaginal, os sintomas podem piorar e afetar outras partes do corpo, como sangue, coração, cérebro, ossos e olhos. Por isso é importante reconhecer os sintomas, e procurar o tratamento o mais rápido possível.

Sintomas de candidíase feminina

Sintomas de candidíase feminina
Dor na relação sexual

Os principais sintomas de uma candidíase leve são:

  • Coceira
  • Dor ao urinar
  • Dor na relação sexual
  • Vagina inchada
  • Vermelhidão
  • Erupção cutânea

Além disso, o corrimento é o sintoma mais conhecido, algumas mulheres relatam que se parece com queijo ou com coalhada. As vezes com cheiro forte de peixe, e da cor amarela, verde, cinza ou marrom e com manchas de sangue.  As vezes sem nenhum odor.

Mas todos esses sintomas também são sinais de outras doenças, por isso é importante consultar seu ginecologista para ter certeza do diagnóstico.

De acordo com HHS, cerca de 66% das mulheres que compram remédios para candidíase não têm realmente uma infecção causada por fungos.

Os sintomas podem ser causados ​​por uma reação alérgica ou irritação, devido à sensibilidade a tampões, sabonetes, talco ou perfumes. Ou elas podem ter outra infecção vaginal, como:

Vaginose bacteriana
Clamídia
Gonorreia
Tricomoníase
Herpes

Você deve consultar um médico se não tiver 100% de certeza de que tem candidíase. Ele podem diagnosticar você corretamente ou podem descobrir uma doença mais séria.

Se você estiver tratando o que pensa ser candidíase sem diagnóstico médico e não desaparecer em uma semana ou duas, consulte um médico. O medicamento que você está usando pode não ser forte o suficiente ou você pode não candidíase, mas outro problema.

Não deixe de consultar um médico se seus sintomas incluem:

  • Febre
  • Corrimento com cheiro ruim e forte ou amarelo
  • Corrimento com sangue
  • Dor nas costas ou no estômago
  • Vômito
  • Aumento da micção

Sintomas de candidíase invasiva

Os sintomas dessas infecções não são definitivos. Alguns tem febre e calafrios que não desaparecem. Se a infecção se espalhar para outras partes do corpo, outros sinais podem aparecer, dependendo da localização. Os fungos podem causar pequenos problemas respiratórios ou sinais semelhantes aos da gripe.

Sintomas de candidíase no homem 

Sintomas de candidíase no homem 
Coceira e queimação são sintomas de candidíase no homem

A candidíase é frequentemente considerada um problema de saúde feminino , mas pode afetar qualquer pessoa, inclusive os homens. Uma infecção causada por fungos no pênis, se não tratada, pode levar a uma ampla gama de sintomas dolorosos, desconfortáveis ​​e muito embaraçosos. Também pode causar complicações graves se a infecção se espalhar para a corrente sanguínea. Por isso é importante reconhecer os sintomas e procurar atendimento médico.

  • Coceira intensa
  • Vermelhidão
  • Manchas brancas
  • Excesso de umidade na pele do pênis
  • Queimação

Além disso, você pode perceber uma substância branca espessa sob o prepúcio ou outras dobras da pele.

Vermelhidão, coceira e dor no pênis podem ser sintomas de outras doenças mais graves, incluindo algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), portanto, não ignore os sintomas assim que aparecerem. Um urologista ou seu médico pode diagnosticar corretamente, geralmente em uma única consulta.

O seu médico examinará seus órgãos genitais e revisará seus sintomas. Parte da substância branca que se forma no pênis pode ser examinada em laboratório para confirmar o tipo de fungo que causa seus sintomas.

Se você não puder consultar o seu médico ou um urologista, considere procurar um atendimento de urgência ou mesmo a emergência. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado e o tratamento começar, maior será a probabilidade de evitar complicações.

Não faça o diagnóstico sozinho e inicie o tratamento por conta própria. Se houver sintomas de candidíase descritos acima, então consulte um médico.

Fontes:

https://www.urologyhealth.org/urologic-conditions/yeast-infections

https://www.womenshealth.gov/a-z-topics/vaginal-yeast-infections

LEIA TAMBÉM:

Um comentário em “Sintomas de Candidíase”

Os comentários estão desativados.