Sintomas de HPV na Mulher

sintomas de hpv na mulher

Como saber se a pessoa tem HPV?

Os sintomas de HPV nas mulheres não são claros, por isso muitas vezes uma mulher não sabe que têm HPV e que está infectada.

Muitas vezes, o corpo combaterá sozinho a infecção e a pessoa não terá nenhum problema de saúde. Mas existem mais de 100 tipos de HPV, de acordo com a Mayo Clinic , e eles geralmente infectam diferentes áreas do corpo.

O que é HPV?

Se você se lembra de ter tomado todas as vacinas quando criança, deve se lembrar de ter ouvido seu médico falar sobre HPV, ou papilomavírus humano .

É a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, afetando a maioria dos jovens no final da adolescência e início dos 20 anos. Esse é um dos motivos pelos quais o jovem deve ser vacinado.

Outra razão pela qual você deve ser vacinado é porque o HPV pode causar câncer cervical e outros tipos de câncer; se não for tratado.

Infelizmente, muitos tipos de HPV não apresentam sintomas, o que significa que você provavelmente não saberá que tem, a menos que faça o teste.

Vamos mostrar abaixo os possíveis sintomas do HPV na mulher, bem como a frequência com que você deve fazer o teste – para que você identifique os tipos de HPV sem sintomas a tempo.

Sintomas de HPV na mulher

Os tipos de HPV que podem afetar seus órgãos genitais são doenças sexualmente transmissíveis, mas outros tipos, que causam verrugas nas mãos e nos pés, não.

O tipos de HPV sexualmente transmitidos podem causar verrugas nas genitais.

Christine Greves, médico ginecologista no centro de obstetrícia e ginecologia da Orlando Health in Florida, disse que as verrugas genitais podem aparecer como lesões planas, pequenas saliências semelhantes a couve-flor ou minúsculas protuberâncias semelhantes aos caules da planta.

Embora as verrugas possam ser desconfortáveis, esses tipos de HPV são considerados de baixo risco porque não causam câncer ou outros problemas de saúde graves, acrescenta o Dr. Greves.

Os tipos 6 e 11 costumam causar verrugas genitais.

A maioria dos tipos de HPV, entretanto, não apresenta sintomas.

Os tipos assintomáticos são considerados de alto risco porque às vezes podem causar câncer.

O HPV causa câncer cervical, mas também pode causar câncer de vulva, vagina, pênis, ânus ou garganta. A maioria dos cânceres causados pelo HPV é dos tipos 16 e 18.

Quando fazer o teste de HPV?

O câncer cervical pode levar vários anos para se desenvolver após uma infecção por HPV, de acordo com a Mayo Clinic. Isso significa que, se você fizer o teste regularmente, poderá ser tratada antes que o vírus cause câncer, diz o Dr. Greves.

O HPV não pode ser detectado por um teste de Papanicolau. Mas o teste de Papanicolau pode detectar alterações anormais nas células do colo do útero que podem indicar a presença de pré-câncer causado pelo HPV. Um teste de HPV pode detectar a presença de uma das cepas do vírus que pode causar câncer.

Atualmente se recomenda que as mulheres com idades entre 21 e 65 anos façam um exame de Papanicolau a cada três anos .

Mulheres com idades entre 30 e 65 anos devem continuar a fazer o exame de Papanicolau a cada três anos ou os dois a cada cinco anos.

HPV tem cura?

Não há cura para o HPV, mas se o seu Papanicolau for anormal, seu ginecologista fará mais testes e pode remover as células pré-cancerosas do colo do útero.

Também existem tratamentos para outros problemas que o HPV pode causar, como verrugas, que podem ser eliminadas com medicamentos tópicos.

Felizmente, existe uma vacina que pode prevenir o HPV.

Os médicos recomendam que todos sejam vacinados aos 11 ou 12 anos , embora possa a vacina já possa ser dada já aos 9 anos de idade.

As vacinas para HPV são apenas para mulheres e homens com 26 anos ou menos, mas em 2018 foi aprovada para pessoas com mais de 45 anos.

Leia também:

Marcações: