Tipos de Corrimento

Neste artigo, fornecemos um guia com as cores e tipos de corrimento vaginal. Saiba o que as cores significam e quando consultar um médico.

Tipos de corrimento

Compartilhe nas redes sociais!

Corrimento é normal

O corrimento vaginal é geralmente uma ocorrência normal e regular. No entanto, existem certos tipos de corrimento que podem indicar uma infecção. Corrimentos anormais podem ser amarelos ou verdes, em pedaços ou com mau cheiro.

Um fungo ou uma infecção bacteriana geralmente causa corrimento anormal. Se você notar alguma um corrimento incomum ou com mal cheiro, então consulte seu médico para ter um diagnóstico e tratamento correto.

Tipos de corrimento vaginal

Existem vários tipos diferentes de corrimento vaginal. Esses tipos são classificados com base em sua cor e consistência. Alguns tipos de corrimento são normais. Outros podem indicar uma doença que requer tratamento.

Corrimento Branco

Tipos de corrimento
Corrimento branco

Um pouco de corrimento branco, especialmente no início ou no final do seu ciclo menstrual, é normal. No entanto, se a secreção for acompanhada de coceira e tiver uma consistência ou aparência espessa, semelhante ao requeijão ou coalhada, isso não é normal e precisa de tratamento. Esse tipo de corrimento pode ser um sintomas de infecção causada por fungos, como a candidíase .

Corrimento transparente e aguado

Uma corrimento claro e aquoso é perfeitamente normal. Pode ocorrer a qualquer período do mês. Mas pode ser mais grosso após o exercício físico.

O corrimento vaginal mais comum é claro ou esbranquiçado. Pode ser escorregadio ou ter a consistência de claras de ovos.

Corrimento transparente e elástico

Quando o corrimento é claro, mas elástico e mucoso, em vez de aguada, isso indica que você provavelmente está ovulando . Este é um tipo normal de corrimento.

Corrimento marrom ou ensanguentado

Tipos de corrimento
Corrimento marrom ou com sangue

O corrimento marrom ou com sangue geralmente é normal, especialmente quando ocorre durante ou logo após o seu ciclo menstrual . Um corrimento no final do seu período pode ser marrom em vez de vermelho. Você também pode sentir uma pequena quantidade de secreção sanguínea entre os períodos . Isso é chamado de detecção .

Se perceber uma mancha entre os dias do seu período e você teve relações sexuais recentemente sem proteção, isso pode ser um sinal de gravidez. Essa mancha durante a fase inicial da gravidez pode ser um sinal de aborto, por isso você deve falar com o seu ginecologista ou seu obstetra .

Em casos raros, o corrimento marrom ou com sangue pode ser um sinal de câncer endometrial ou cervical . Pode haver outros problemas, como miomas ou outros crescimentos anormais. É por isso que é importante fazer um exame pélvico anual e um exame de Papanicolau . O seu ginecologista irá verificar anomalias cervicais durante estes exames.

Corrimento Amarelo ou verde

Tipos de corrimento
Corrimento amarelo ou verde

Um corrimento amarelo ou verde, especialmente quando é espesso, grosso ou acompanhado de um cheiro desagradável , não é normal. Esse tipo de corrimento pode ser um sinal da infecção por tricomoníase . A contaminação se dá através das relações sexuais .

Corrimento cinza

Tipos de corrimento
Corrimento cinza

O corrimento vaginal cinza não é normal e pode ser um sintoma de uma infecção bacteriana comum chamada vaginose bacteriana (VB).

Qualquer pessoa com corrimento cinzento deve consultar imediatamente um médico. Após o diagnóstico, o médico geralmente prescreverá antibióticos para tratar a VB.

Causas do corrimento vaginal

Corrimento vaginal normal é uma função corporal saudável. É a maneira do seu corpo de limpar e proteger a vagina . Por exemplo, é normal que a secreção aumente com a excitação sexual e a ovulação. Exercício físico, uso de pílulas anticoncepcionais e estresse emocional também podem aumentar a secreção.

Corrimento vaginal anormal, no entanto, geralmente é causado por uma infecção.

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é uma infecção bacteriana bastante comum. Causa aumento do corrimento vaginal que tem um odor forte, sujo e às vezes suspeito, embora não produza sintomas em alguns casos. Mulheres que recebem sexo oral ou que têm múltiplos parceiros sexuais têm um risco maior de adquirir esta infecção.

A VB geralmente também causa outros sintomas vaginais, incluindo:

Coceira
Irritação
Odor forte
Vermelhidão ao redor da vulva ou abertura vaginal

Tricomoníase

A tricomoníase é outro tipo de infecção. É causada por um protozoário ou organismo unicelular. A infecção geralmente se espalha por contato sexual, mas também pode ser contraída através do compartilhamento de toalhas ou roupas de banho. Isso causa um corrimento amarelo ou verde com odor desagradável. Dor , inflamação e coceira também são sintomas comuns, embora algumas pessoas não apresentem nenhum sintoma.

Infecção fúngica

Uma infecção fúngica, normalmente causada pelo fungo Candida Albicans, é uma infecção que produz corrimento branco semelhante ao queijo cottage, além de queimação e coceira. A presença de fungos na vagina é normal, mas pode se multiplicar e ficar fora de controle em determinadas situações. Essas são as doenças e situações podem aumentar a probabilidade de você ter infecções fúngicas:

Estresse
Diabetes
Uso de pílulas anticoncepcionais
Gravidez
Uso de antibióticos, especialmente uso prolongado por 10 dias
Gonorreia e clamídia

A gonorreia e a clamídia são infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem produzir um corrimento anormal. Geralmente é de cor amarela, esverdeada ou turva.

Doença inflamatória pélvica (DPI)

A doença inflamatória pélvica (DPI) é uma infecção que geralmente se espalha por contato sexual. Ocorre quando bactérias se espalham pela vagina e outros órgãos reprodutivos. Pode produzir um corrimento pesado e fétido.

Papilomavírus humano (HPV) ou câncer cervical

A infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV) é transmitida por contato sexual. Pode  causar o câncer cervical . Embora possa não haver sintomas, esse tipo de câncer pode produzir um corrimento sangrento, marrom ou aquosa com um odor desagradável. O câncer do colo do útero pode ser facilmente identificado com exames de Papanicolau e Teste de HPV.

Quando procurar ajuda médica

Se você tiver um corrimento incomum junto com outros sintomas, consulte seu médico o mais rápido possível. Os sintomas a serem observados incluem:

Febre
Dor no abdômen
Perda de peso inexplicável
Fadiga
Aumento da micção

Se você tiver alguma dúvida sobre um corrimento normal ou anormal, então marque uma consulta com seu médico.

Conclusão

Para evitar infecções, tenha sempre uma boa higiene e use roupas íntimas de algodão . Não use duchas , pois elas podem piorar o corrimento removendo as bactérias boas que protegem sua vagina. Além disso, pratique sexo seguro e use preservativos para evitar DSTs.

Para diminuir a probabilidade de ter candidíase quando tomar antibióticos, coma iogurte que contém culturas vivas e ativas. Se você sabe que tem candidíase, também pode uma pomada, creme ou óvulo vaginal, vendido sem receita .

Fontes: