Tomar Anticoncepcional causa Candidíase?

Tomar anticoncepcional pode aumentar o risco de ter candidíase. Alguns tipos e marcas de contraceptivo oral de baixa dosagem tem menor risco.

Tomar Anticoncepcional causa Candidíase

Compartilhe nas redes sociais!

Anticoncepcional causa Candidíase?

Tomar anticoncepcional não causa candidíase, mas pode aumentar o risco de de ter a infecção. Isso ocorre porque os hormônios do anticoncepcional alteram o equilíbrio hormonal natural do seu corpo.

Porque o anticoncepcional causa candidíase?

Muitas pílulas anticoncepcionais ou adesivo e o anel vaginal contêm uma combinação de estrogênio e progesterona. 

Isso perturba o equilíbrio natural de estrogênio e progesterona do corpo. O que  pode levar ao crescimento excessivo do fungo Cândida Albicans, que causa a candidíase.

Esse crescimento anormal ocorre quando o fungo Cândida se liga ao estrogênio. Isso impede que seu corpo use o estrogênio e, eventualmente, reduz seus níveis de estrogênio. Durante esse período, seus níveis de progesterona podem aumentar.

Esta é a condição perfeita para o crescimento da Cândida e de bactérias, o que pode causar a infecção.

Qual anticoncepcional que não da candidíase?

Das opções de controle de natalidade hormonal disponíveis, o anel vaginal  tem o menor risco de causar candidíase. Isso porque o anel tem um nível hormonal menor. Converse com seu médico para saber se essa é uma boa uma opção para você.

Você também pode tentar mudar para um contraceptivo oral de baixa dosagem. As opções são :

  • Mercilon ® ( desogestrel e etinilestradiol )
  • Nordette ® ( levonorgestrel e etinilestradiol)
  • Yaz ®, Yasmin ® ( drospirenona e etinilestradiol)

O que fazer?

Se os seus sintomas não desaparecerem após sete dias de uso de pomadas ou cremes, vendidos sem receita, então consulte o seu médico. Um creme antifúngico receitado pelo seu médico pode ser necessário. Ele também pode prescrever fluconazol oral para ajudar a eliminar a infecção.

Os antibióticos prejudicam as bactérias boas e más, por isso só serão prescritos em último caso.

Se estiver tendo candidíase recorrente ou de repetição, pode ser necessário parar de tomar anticoncepcionais hormonais. Seu médico pode indicar um plano de tratamento para fazer seu corpo voltar ao equilíbrio normal e ficar saudável. Além disso, ele pode indicar outras opções de controle de natalidade .

Você também deve consultar um médico se tiver ou sentir:

O que fazer para não ter candidíase?

Certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitar a candidíase:

O que você pode fazer:

  • Use roupas largas de algodão e roupas íntimas.
  • Troque de roupa íntima com frequência e mantenha a região pélvica seca.
  • Use sabonetes naturais.
  • Evite duchas ginecológicas.
  • Coma alimentos ricos em pro bióticos.
  • Troque os absorventes e os tampões com frequência.
  • Mantenha o diabetes controlado.
  • Evite o consumo de álcool.

LEIA TAMBÉM:

Fontes:

Um comentário em “Tomar Anticoncepcional causa Candidíase?”

Os comentários estão desativados.