Vulvovaginite Tratamento

  • por
vulvovaginite tratamento

Como a vulvovaginite é tratada?

O tratamento correto para vulvovaginite depende do tipo de infecção e da causa do problema.

É possível tratar alguns tipos de vulvovaginite por conta própria. Mas você sempre deve falar com seu médico antes de fazer qualquer tratamento em casa.

1- Vaginose bacteriana.

Para este tipo de vaginite, o seu médico pode prescrever comprimidos de metronidazol (Flagyl) que você toma por via oral ou gel de metronidazol ou creme de clindamicina, que você aplica na vagina. Você precisará fazer exames e receita para comprar esses medicamentos.

Leia: O que é vaginose, causas, sintomas e tratamentos

2- Infecções por fungos.

As infecções por fungos, ou candidíase, geralmente são tratadas com um creme ou pomada antifúngico de venda livre, como miconazol, clotrimazol, butoconazol ou tioconazol . Em casos graves, a candidíase também pode ser tratada com medicamentos antifúngicos orais, como o fluconazol . As vantagens de tratar a candidíase com remédios vendidos sem receita é a conveniência, custo e não esperar para ver o médico. No entanto, você pode ter uma infecção que não seja candidíase. Usar o medicamento errado pode atrasar  e dificultar o diagnóstico e tratamento adequado.

Leia: Diferença entre vaginose e candidíase

3- Tricomoníase.

O seu médico pode prescrever comprimidos de metronidazol ou tinidazol .

Leia: Sintomas de tricomoníase

4- Síndrome geniturinária da menopausa (atrofia vaginal).

O estrogênio – na forma de cremes vaginais, comprimidos ou anéis vaginais- pode tratar essa doença com eficácia. Para este tratamento da vulvovaginite você precisa consultar seu médico, após outros fatores de risco e possíveis complicações serem analisados.

5- Vaginite não infecciosa.

Para tratar esse tipo de vulvovaginite, você precisa identificar a origem da irritação e evitá-la. As possíveis causas são: sabão ou amaciantes para a roupa, absorventes higiênicos ou absorventes internos.

Vulvovaginite tratamento caseiro

Casos leves de vaginose e candidíase podem desaparecer sem tratamento ou com remédios caseiros. No entanto, ainda pode ser uma boa ideia consultar um médico que possa prescrever os tratamentos adequados.

Pesquisas foram feitas sobre remédios naturais para vaginose e candidíase, incluindo iogurte, alho e ácido bórico .

Iogurte

Como o iogurte contém bactérias boas, comer iogurte diariamente é um remédio eficaz para tratar a vaginose . Além disso, os probióticos do iogurte ajudam a manter os níveis de pH e minimizar o crescimento de bactérias vaginais e fungos e leveduras.

Alho

O alho é semelhante ao metronidazol no tratamento da vaginose e não causa efeitos colaterais. Pode comer mais alho em seus pratos ou tomar um suplemento para controlar os sintomas e prevenir a vaginose.

O que os estudos dizem sobre remédios caseiros para vulvovaginite?

Uma pesquisa do Journal of Women’s Health descobriu que o ácido bórico é uma alternativa e segura para o tratamento da candidíase . Você pode usar como supositório vaginal antes de deitar. É uma boa ideia consultar seu médico antes de iniciar o tratamento com ácido bórico.

Fontes:

Marcações: